Um trabalho envolvendo o sequenciamento de 26 genomas da SARS-CoV-2, em amostras coletadas durante o meses de abril e junho deste ano, detectou uma possível nova variante do coronavírus no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Conforme as informações, de todo o material, 20 amostras são de pessoas que passaram pela fronteira entre Argentina e o Rio Grande do Sul, em Uruguaiana, outras quatro, encaminhadas pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre e duas recebidas no laboratório da instituição de ensino.

Com base nas análises realizadas pelo laboratório da Feevale, é possível que uma nova variante P.X tenha sido detectada e agora deverá ser observada em tempo real para confirmação ou não de uma nova cepa da covid-19. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, destaca a importância do sequenciamento genético para a descoberta de novas variantes. “Quando realizado de forma mais intensa, permite a detecção de novas variantes mesmo logo após seu surgimento, informação que pode ser válida para o combate à pandemia e novos surtos de Covid-19″, explica.

Os resultados do estudo serão disponibilizados em bases de dados públicos nacionais e internacionais para debate e ampliação de estudos sobre o assunto.