Apesar da implantação, cobrança no trecho não deve iniciar até a finalização de testes no sistema

A instalação do pórtico de cobrança de pedágio na ERs-446, em Carlos Barbosa, deve ser realizada ainda neste mês de outubro. A previsão é da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que detém os direitos de controle do trecho. Conforme a empresa, a montagem será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, dependendo das condições climáticas.

Conforme a CSG, a estrutura será içada e fixada na altura do quilômetro seis da rodovia estadual. Mesmo instalada, a cobrança não deve ocorrer imediatamente, já que serão necessários testes no sistema para então iniciar a cobrança que deve ficar em R$ 7,85 no trecho.

O sistema free flow não possui cobrança manual. No lugar, são instalados pórticos com sensores e câmeras que identificam os veículos pelas placas. Para pagar a tarifa, o condutor pode optar pela colocação de uma tag, que dá o prazo de 15 dias para pagamento do valor. Em caso de não quitação, o condutor está sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por evasão de pedágio.

Na região da Serra Gaúcha serão instalados, neste primeiro momento, seis pórticos nos trechos já previstos no contrato de concessão. Posteriormente, após estudos, a concessionária poderá aumentar o número de pórticos nos trechos e, diluir o valor pago em cada tarifa. Segundo CSG, os motoristas pagariam uma tarifa mais proporcional ao trecho percorrido.

Foto: Fabrício Braga Nunes / Divulgação