Como forma de protesto contra o pacote de aumento de impostos do Governo, vigorando desde janeiro, centenas de caminhoneiros bloquearam pontos da RSC-470 durante a terça-feira, 24 de fevereiro. Os motoristas reivindicam melhoras nas condições das estradas, redução do Imposto sobre Operação de Serviços de Transportes Interestadual (ICMS) e diminuição no preço dos combustíveis. Durante todo o dia, caminhões que transportavam cargas não perecíveis foram obrigados a parar no acostamento, sendo liberados por volta da meia-noite.

A manifestação se concentrou no período da manhã nos quilômetros 181 e 182, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, e à tarde no Trevo da Telasul, um dos principais acessos à Garibaldi. “Essa é a forma que encontramos de chamar a atenção do Poder Público para o descaso com o caminhoneiros profissional. As estradas estão cada vez mais danificadas, as obras do Crema/Serra não saíram do papel, o óleo diesel fica a cada mês mais caro e quem tem que arcar com tudo isso é o motorista. Está na hora de mudar as coisas”, protesta Cleidir Alcindo Brum, de 53 anos.

Caminhões transportando cargas perecíveis e animais, ambulâncias, carros de passeio e ônibus foram liberados em intervalos de 20 minutos. “É um protesto pacífico, onde o foco não é prejudicar o caminhoneiros e sim fazer com que entendam a importância da manifestação e se juntem à causa”, explica Cleimar Sfredo, empresário do setor de transportes. A categoria exige revisão no preço pago pelo frete.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 25 de fevereiro.