Por falta de quórum, a sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi encerrada nesta segunda-feira, 29, menos de duas horas após o início. Apenas 26 deputados estavam presentes no plenário no momento da verificação, o que obrigou o presidente Edegar Pretto a suspender a reunião. A nova data está prevista para esta terça-feira, com início às 14 horas.

Na sessão plenária extraordinária desta segunda, deputados iriam debater sobre a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e também sobre a retirada da exigência de plebiscito para federalizar ou privatizar as empresas estatais Sulgás, CEEE e CRM.

Nesta manhã, o governador José Ivo Sartori publicou um vídeo em redes sociais no qual defende o RRF. “Ou nosso Estado segue o caminho do equilíbrio financeiro e da retomada do crescimento ou ficará sem alternativas para superar uma crise que vem se agravando há mais de quatro décadas”, declarou Sartori.

Na Assembleia, a medida enfrenta divergências. Logo no início da sessão, deputados atacaram a proposta, classificando-a como desnecessária. Jeferson Fernandes, do PT, lembrou que o Tesouro Nacional não aprovou os números apresentados para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.