Nos últimos cinco meses, a população de rua em Bento Gonçalves aumentou de 80 para 101 moradores, o que significou um incremento de 26%. O controle da população nessa situação é feito por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que faz parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A coordenadora do Creas comenta que este número deve aumentar no decorrer do ano. “Muitos cidadãos chegam em Bento com expectativa de conseguir um emprego, e assim melhorar seu nível de vida, mas não é isso que acontece”, explica.

Silvana expõe alguns dos fatores que levam uma pessoa a morar na rua. “A maioria dos casos ocorre porque o indivíduo está desempregado há muito tempo”, comenta. Outros casos relatados pela coordenadora são o alcoolismo e o uso de substâncias tóxicas. “Isso acaba gerando uma não aceitação da família, sendo que muitas vezes as tentativas de retorno ao lar são frustradas”, acrescenta.
Os locais mais procurados por essas pessoas são os espaços públicos, de acordo com ela. “Construções em andamento, casas abandonadas, rodoviária, igrejas, terrenos baldios” enumera Silvana.

Sobre o Creas

A coordenadora ainda explica que o objetivo do órgão é realizar abordagens sociais, com o intuito de garantir direitos básicos. “Nós identificamos nos territórios a incidência de situações de risco e violações de direito”, comenta.

A primeira abordagem aplicada pelo Creas, conforme explica a coordenadora, tem por objetivo aproximar-se da pessoa em situação de vulnerabilidade. “Assim promove-se o entendimento e a informação, para dispor de orientações e trocas de saberes”, menciona. Após a primeira etapa, são tomadas outras medidas. “Nós informamos a família do indivíduo e quais órgãos podem ser acessados a partir das especificidades de suas demandas”, ressalta.

Após isso, ainda são realizados encaminhamentos necessários. “Garantimos a inserção dos sujeitos nos serviços e órgãos existentes”, expõe. Na instituição assistencial são registrados 101 cadastros ativos no Seas. Além de pessoas em situação de rua, o serviço é destinado a outros problemas sociais.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 15