Números foram apresentados nesta sexta-feira, 27, e são uma estimativa, já que o Censo Demográfico não é realizado desde 2010

Bento Gonçalves chegou a marca de 123,09 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial da União. Segundo o órgão, houve aumento de 1,08% na comparação com a população estimada em 2020, que era de 121.803 mil pessoas. A elevação fica acima da média nacional que é de 0,737%.

Apesar de ser uma estimativa, já que o Censo não é realizado desde 2010, os cálculos populacionais servem de base para o cálculo das cotas dos fundos de participação de Estados e municípios.

Segundo o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

Ainda, conforme o órgão, a pandemia da Covid-19 deve trazer efeitos populacionais que poderão ser contabilizados a partir do ano que vem. A expectativa do IBGE é de que em 2022, o Censo Demográfico trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazo.

Estimativa populacional da região

Dos 10 municípios da região analisados pela reportagem do Semanário, apenas três apresentaram redução populacional. Santa Tereza, Cotiporã e Monte Belo do Sul viram reduzir seu número de habitantes. Quem mais perdeu foi o município vizinho de Monte Belo do Sul, com queda de 0,63%, na comparação como ano passado.

Já Carlos Barbosa é a cidade que acumulou mais moradores novos entre 2020 e 2021, com alta de 1,21%.

Da região, Caxias do Sul segue sendo a maior cidade, com estimativa populacional de 523.716. O Rio Grande do Sul chegou a 11.466.630 habitantes, um aumento de 0,3% na comparação com o ano passado, quando o Estado tinha 11.422.973 pessoas.

Foto: Fabiano Mazzotti / Reprodução