Moradores lamentam o atraso na obra; prefeitura afirma que construção está dentro do cronograma

Passados quase dois anos desde o lançamento do projeto, a construção da ponte na Estrada Buarque de Macedo, que liga o Vale dos Vinhedos à Garibaldina, ainda não mostrou indício de resultado. Em janeiro deste ano, uma ordem de serviço foi assinada. A empresa vencedora da licitação iniciou o levantamento topográfico, contudo, a previsão é de duas semanas para o começo das obras. Segundo a prefeitura, o prazo está de acordo com o cronograma.

A construção vai substituir uma ponte de madeira existente há mais de 70 anos, segundo moradores dos arredores, no limite com o município de Garibaldi. O motorista Josir Antunes mora no bairro Vinosul e se queixa que muitos prefeitos passaram pela comunidade com o projeto pronto, mas falharam na execução. “É uma demanda bem antiga. A ponte nunca esteve em boas condições. Caminhões e ônibus não passam, têm de fazer a volta pela BR-470, e, muitas vezes, pegam trânsito congestionado. Dificulta ainda mais para as transportadoras, que têm horário determinado de entrega, por exemplo. Sem falar que a estrutura não suporta grandes cargas”, expõe.

Josir Antunes mora no Vinosul, uma das rotas de refúgio de caminhões

Antunes comenta ainda que a via já foi cenário de muitos acidentes. “Muitas vezes tive de socorrer motoristas que caíam nas valetas. A ponte é estreita”, sublinha.

Fluxo de veículos preocupa

A moradora Salete Paese pontua que apesar de se preocupar com o fluxo intenso de veículos na passagem, é a favor da obra. “Poderá piorar à noite, pois servirá como escape para muitos, mas é bom para o Vale. Imagina os turistas que chegam em uma ponte dessas, o que vão pensar que tem de interessante no roteiro? O que fazem é dar uma ‘tapeada’, mas não fazem o que é necessário”, reitera.

O edital prevê um pontilhado temático com estrutura metálica alusiva a parreirais, com alargamento, muro de contenção através de gabiões e passeio público, além de pavimentação asfáltica na José Lanfredi. O investimento é R$ 449.680,08, com 180 dias para ser concluída.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, Jones Valduga, o trecho contava com tráfego considerável de veículo há tempos, antes mesmo de ser utilizada pelo visitante. “Vai melhorar muito o acesso das comunidades, unir a ligação entre Bento e Garibaldi. A ideia é fomentar empreendimentos nesta nova parte, aprimorar o fluxo turístico e ter alternativas de rota pela parte interna do Vale”, destaca.

Fotos: Franciele Zanon