Prestes a completar 65 anos de sua inauguração, a ponte Ernesto Dorneles, na BR-470, entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, aguarda reparos emergenciais que deveriam ter sido realizados ainda em 2015, após vistoria que detectou diversas avarias na parte estrutural de um dos principais cartões postais da região. Na ocasião, engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que estiveram no local, presenciaram os problemas e ainda flagraram motoristas, que utilizavam a ponte, conduzindo veículos que ultrapassavam o peso permitido, de 36 toneladas. Como precaução, naquela época, autoridades decidiram reduzir a velocidade para veículos, já que a ponte não corria riscos de cair. Atualmente, motoristas não podem ultrapassar os 30km/h ao passarem pelo local. Em 2016, ocorreram apenas reparos nas cabeceiras.

A ponte, que teve sua construção iniciada em 1942, deveria ter passado por um processo de reparação, com a execução de exames laboratoriais, a fim de detectar a origem e a gravidade das falhas. Uma das hipóteses levantadas na época foi que a ação do tempo poderia ter contribuído para os danos no local. 

Em nota, o Daer informou que realizou um levantamento elencando os serviços necessários no local e que todas as informações necessárias foram encaminhadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que atualmente administra a rodovia. Até o fechamento desta edição, o órgão federal não havia encaminhado nota sobre o andamento do processo para recuperação da estrutura.

 

Com 277 metros de extensão, a obra é considerada cartão postal da Serra Gaúcha por ter sido, na época da inauguração, a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos.