Na manhã desta quinta-feira, 12 de agosto, após investigação realizada pelas policias civis de Goiás e de São Paulo, contando com o apoio de policiais do Rio Grande do Sul, foram presos em Bento Gonçalves quatro homens e uma mulher.

Três dos indivíduos eram investigados pela Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos, e integram um grupo criminoso dedicado a seduzir vítimas pela Internet, por meio de falsos perfis em redes sociais.

Os presos atuavam a partir de Bento Gonçalves e alcançavam vítimas não somente do Estado de Goiás, mas também de outros estados, tais como o de São Paulo.

Após trocas de mensagens e imagens íntimas, os criminosos iniciam uma série de extorsões, exigindo valores que ultrapassam 50 mil reais, sob pena de divulgar montagens de tais imagens na Internet.

Os mandados de prisão temporária, além de buscas e apreensões domiciliares, foram expedidos pelo Juiz da 8ª Vara Criminal de Goiânia, após parecer favorável do Ministério Público, em atendimento a representação elaborado pela Polícia Civil.

O cumprimento dos mandados de prisão e demais ordens judiciais ,contaram com a colaboração da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em especial com a equipe da Delegacia Distrital de Bento Gonçalves.

Outros dois dos indivíduos presos eram investigados pela Polícia Civil de São Paulo e também praticavam o mesmo tipo de crime, conhecido como golpe dos nudes.

Também na quinta-feira foi desencadeada uma operação pelos agentes de São Paulo, investigando o mesmo delito, porém com diversos acusados, mas também moradores de Bento Gonçalves.

Juntamente com os policiais civis das cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e DEIC/RS (Departamento Estadual de Investigações Criminais), foram cumpridas duas ordens de busca e apreensão.

Uma delas no bairro Universitário e outra no Vale dos Vinhedos, onde também foram executados mandados de prisão temporária contra dois investigados, os quais possuem idades de 27 e 34 anos, respectivamente.

As buscas realizadas em Bento Gonçalves tinham como objetivo desmantelar o núcleo da organização responsável pela parte da extorsão das vítimas.

Simultaneamente, uma outra equipe da Polícia Civil de São Paulo estava no estado do Paraná, buscando os integrantes da referida organização criminosa, responsável pela seleção das vítimas e iniciação do delito através das trocas de fotos íntimas.

Foto: 2ª DP / Divulgação