A Polícia Civil, por meio da Draco de Caxias do Sul, sob coordenação do Delegado Adriano Linhares, desarticulou uma organização criminosa responsável pelo roubo e envio de veículos para outros Estados.

A quadrilha é investigada pelo cometimento de diversos roubos na Região Serrana e também em outras Regiões do Estado. O grupo aliciava as vítimas em grupos ou sites de vendas de veículos, demonstrando interesse em adquiri-los atraindo estas para um local onde eram arrebatadas e mantidas em cativeiros até que os veículos chegassem ao destino pretendido pelos criminosos.

Na quinta feira, 7 de março, por volta das 9h30min, o grupo fez duas novas vítimas oriundas da cidade de Santa Maria, as quais transportavam um trator marca Case, negociado pela internet. Ao chegarem à cidade de Farroupilha, as vítimas foram rendidas, por dois dos criminosos que as colocaram em um veículo, pertencente a um dos integrantes do grupo, enquanto outros dois comparsas passaram a dirigir o caminhão que transportava o trator.

Em seguida o caminhão foi entregue a outro integrante, responsável por levá-lo a outro Estado, enquanto as vítimas foram levadas a um cativeiro localizado no interior de Ana Reck, onde permaneceram por aproximadamente 27 horas em poder dos criminosos.

Equipe de Investigação da Draco, logo após receber informações deste crime, ainda na quinta feira, passou a diligenciar localizando o cativeiro, na manhã de sexta-feira, porém as vítimas e os criminosos não se encontravam mais no local, onde foi apreendido o CRLV do trator roubado.

Após a localização do cativeiro a Equipe identificou dois integrantes do grupo, diligenciando ininterruptamente até a prisão destes, que ocorrera na noite de sexta feira. Com os dois indivíduos, que foram reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo, foram encontrados diversos objetos, dos quais se destacam um aparelho bloqueador de sinal e uma “raquete” utilizada para verificar se os veículos roubados possuem GPS.

Já no sábado, 9 de março, os policiais da Draco localizaram e prenderam um terceiro integrante da organização criminosa, de 26 anos, que possuía em sua posse dois aparelhos celulares e um cordão de ouro, roubados das vítimas, além de um rádio HT, touca ninja dentre outros objetos.

Segundo delegado Linhares, foram aproximadamente 50 horas de diligências ininterruptas, até que os integrantes do grupo fossem presos, em que num primeiro momento o objetivo era a integridade física das vítimas e posteriormente a prisão dos responsáveis pelo crime. Seguem as investigações para conhecimento e responsabilização dos demais integrantes da organização criminosa.