A Delegacia de Polícia de Garibaldi promoveu um encontro para apresentar os dados e números de ocorrências de 2017 e dos últimos 15 anos. O evento ocorreu no galpão crioulo Província de São Pedro e contou com a presença de autoridades do município, representantes de entidades e lideranças da área da segurança.

A enfermeira do Programa de Vigilância à Violência, Rose Foppa, apresentou dados do município no combate à violência física, social e psicológica. A advogada Bruna Marin Rossato, falou sobre o projeto Mais Marias, da OAB, que auxilia mulheres vítimas da violência doméstica. Também se apresentou o coral de crianças do bairro São José, acompanhados do Quarteto In A. O delegado de Polícia Clóvis Rodrigues de Souza também fez o uso da palavra.

Segundo a Polícia Civil, (PC), 2017 está encerrando com o maior número de homicídios em Garibaldi. Foram cinco assassinatos neste ano, número igualado apenas em 2005.

Durante a explanação, Souza apresentou informações sobre o tráfico de drogas, apresentando diversos pontos de comercialização de drogas desbaratados neste ano. O delegado citou ainda que o tráfico acaba acarretando outros tipos de ocorrências, como furtos e roubos.

Seguindo a apresentação, o número de furtos de veículos também aumentou em 2017, enquanto que o de roubos de automóveis diminuiu. As prisões aumentaram passando de 65 em 2016 para 89 em 2017.