A Polícia Civil descobriu a autoria da maior chacina da Serra Gaúcha nos últimos anos, onde cinco jovens foram mortos na noite do dia 7 de junho em um bar localizado no bairro Municipal, por volta das 22h. Trata-se de Valdeni Alves da Silva, chefe de uma das facções criminosas instaladas em Bento Gonçalves. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 25, pelo delegado de Polícia, Álvaro Becker, durante entrevista coletiva à imprensa em Bento Gonçalves.

De acordo com o delegado, as investigações apontam que as vítimas foram mortas em uma emboscada elaborada por uma facção rival, onde um grupo de extermínio executou os cinco homens e deixou uma pessoa ferida. Conforme Becker, os crimes foram tipificados como cinco homicídios qualificados consumados e uma tentativa de homicídio, considerado crime hediondo, por se tratar de uma matança a mando de uma facção criminosa. “O crime foi executado por um grupo de extermínio, ligado a uma facção criminosa”, afirma.

Em entrevista, Becker informou que a equipe da Polícia Civil descobriu através de escutas telefônicas e quebra de sigilo dos aparelhos apreendidos durante o processo investigatório e das denúncias que chegavam à Polícia Civil, que o mando da execução partiu de dentro do presídio, em Caxias do Sul. Foto: Elisa Kemmer

Segundo Becker, em Bento Gonçalves há uma disputa entre duas facções que estão querendo tomar conta do tráfico na cidade. “Por ser uma cidade rica e não ter um respaldo necessário do governo para oferecer maior segurança. De 2017 para cá, Bento Gonçalves se tornou a cidade mais violenta do estado, com mortes a todo o momento e isso faz com a gente se preocupe. O governo deveria se preocupar mais, dando maior atenção para Bento que carece de material humano. Nós estamos penando nesse sentido”, observa.

Durante pouco mais de dois meses, a equipe responsável pelas investigações conseguiu descobrir, através de escutas telefônicas e quebra de sigilo dos aparelhos apreendidos durante o processo investigatório e das denúncias que chegavam à Polícia Civil, que o mando da execução partiu de dentro do presídio, em Caxias do Sul. “A ordem da chacina foi dada por Valdeni Alves da Silva, que estava preso, naquele período, em Caxias do Sul, denominando-se o chefe dessa facção e que ordenou a matança de pessoas ligadas a um grupo rival”, afirma. Atualmente, Silva está preso penitenciária de Charqueadas.

No crime foram mortos Roger da Silva Cabral, de 18 anos, Lucas Joel Ferrão, 30, Cristian Soares Teixeira, 28, Matheus da Silva 23, e Robert da Silva Ribeiro. Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu um dos autores dos disparos. O indivíduo foi identificado como Nilson Santana Nunes, de 24 anos. Atualmente, Nunes está recolhido ao presídio por outros crimes de roubo e é considerado um bandido de alta periculosidade.