Nas prateleiras das livrarias, títulos ‘como ser mais produtivo e feliz’. Na internet, ‘que caminhos seguir, que decisões tomar, o adolescente de 16 anos que ganhou seu primeiro milhão de dólares’. Nos sentimos os ocupados mais inúteis do mundo e quando surge um tempo livre, desfrutamos com grande carga de culpa. Mas e se o descanso for essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional?


“O trabalho que você faz enquanto fica enrolando é provavelmente o trabalho que você deveria estar fazendo para o resto da sua vida”. Aquela enrolação do trabalho sério pode resultar em nada ou em um grande projeto. Enquanto você faz algo que te dá satisfação, você não está matando o seu tempo, está construindo e moldando o trabalho ideal para você.


Todos nascemos criativos, mas o desenvolvimento da criatividade é fruto do que consumimos. Hoje só fazemos o básico, o padrão, o óbvio. Estamos no automático. Quem é bem sucedido fazendo coisas no modo automático? O engenheiro só lê livros sobre engenharia e o programador sobre tecnologia. Fazemos cursos de vendas para vender, de administração para administrar.


Me perguntam com frequência o porquê estou fazendo psicologia. “Não tem nada a ver com design gráfico, não é?” “Você vai abrir um consultório então?” E se eu não tiver um consultório? Porque só eu acho que faz sentido? Posso ser designer gráfica, estudar psicologia, participar da reunião da Jequiti, fazer aula de tiro e depois juntar tudo isso na minha teoria. Pessoas são o segredo do sucesso, quanto mais entendermos sobre elas e sobre nós mesmos, melhor. Já não estaria explicado? E chega de spoiler.


Não é comum fazer dieta e não ser atleta, fazer curso de marketing se eu não for do setor das sandálias de plástico cheirosas…ahhh quanta gente chata! Ninguém sai da bolha. Vai numa rave, acampa na Semana Farroupilha, faz um curso de dicção e oratória, assiste aquele programa que todo o mundo odeia mas você gosta. Treine suas habilidades, sejam elas quais forem. Descubra suas paixões e seja melhor no que faz, tenha opinião.
Não precisa ser uma regra. Não precisa fazer sempre. Faça suas especializações, seja bom na sua área. Mas podemos aprender coisas novas em cada lugar, as teorias do aprendizado não existem por nada e, inclusive, já estudei sobre isso no curso – de psicologia, olha que bacana. Nem sempre aprendemos a descascar maçã vendo alguém descascar uma maçã.


Ser criativo, cada um na sua área, é pensar fora da caixa. Para pensar fora da caixa, é preciso sair dela. Como ter uma ideia diferente das demais, se você não conhece o diferente? Ser criativo parte da premissa de criar algo do zero. Mas nem sempre, geralmente é fazer a mesma coisa de um jeito melhor, mais bonito, mais interessante, mais barato.


Dê valor ao seu tempo ocioso. Se permita conhecer assuntos e pessoas diferentes. Compartilhe seu conhecimento. Quem sabe você não conhece dois amores da sua vida assim.