O primeiro foi a homenagem ao Deputado Federal Osmar Terra, que recebeu o título de cidadão Pinto-Bandeirense pelo apoio ao município. O segundo foi a inauguração do asfalto da Linha 40, que reuniu cerca de 600 moradores no Salão da Comunidade São Gabriel

A última sexta-feira, 1º de setembro, foi de comemoração no município de Pinto Bandeira. A Capital do Pêssego realizou dois eventos no mesmo dia. Iniciando às 17h, na Câmara de Vereadores, ocorreu a entrega do título de cidadão Pinto-Bandeirense ao Parlamentar Osmar Terra, reunindo os vereadores e diversos moradores. Após esta celebração, o próximo evento foi na Linha 40, onde o prefeito inaugurou o asfalto da localidade, junto a uma grande festa no salão da comunidade.

Cidadão Pinto-Bandeirense

A homenagem ao parlamentar Osmar Terra foi realizada na Sessão Solene na Câmara dos Vereadores. O vereador Adair Rizzardo foi quem teve a iniciativa, tendo apoio de todos os outros membros da Câmara Legislativa. O motivo da homenagem é que o Deputado Federal é um grande apoiador do município, chegando a somar R$ 4,6 milhões em emendas parlamentares que foram investidas em diferentes áreas como saúde, infraestrutura e educação.


O presidente do Legislativo, Nildo Angheben, iniciou sua fala agradecendo a presença de todos, e fez um agradecimento especial ao vereador Rizzardo. “Obrigada por ter a iniciativa em homenagem ao Osmar Terra. O deputado é uma pessoa que sempre esteve presente em nosso município, nos ajudando. Ele conhece passo a passo de Pinto Bandeira, toda a trajetória da cidade, ajudando para que ela fosse o que é hoje em dia”, destaca.

Osmar Terra é condecorado como Cidadão Pinto-Bandeirense

O vereador Adair Rizzardo, responsável pela autoria da proposta do título de cidadão, também trouxe em sua fala a felicidade que significava aquele momento para ele. “Hoje é um dia histórico, e para quem não conhece a nossa história, ela se iniciou em 1996. E o deputado tem uma grande responsabilidade em transformar esse lugarejo neste grande município que é hoje. Nada foi fácil, mas pessoas que aqui trabalharam e lutaram, sabiam que o nosso futuro ia ser grandioso, por isso, se dedicaram tanto. Só temos que agradecer ao Osmar Terra, por tudo que tem feito por Pinto Bandeira”, declara.
Após o discurso de todos os vereadores e autoridades, o prefeito Hadair Ferrari se posicionou ao microfone para falar sobre a celebração. “Hoje é o dia em que nós acolhemos o deputado Osmar Terra e concebemos à ele o título de cidadão. Um grande apoiador, que junto comigo acreditou em Pinto Bandeira, e isso engrandeceu a nossa cidade. O deputado adotou a nossa cidade em 2006, quando ele viu que as pequenas propriedades, conseguem ter grandes resultados e uma população que tem um patamar de vida com qualidade”, exalta.

“Seguirei mandando recursos para Pinto Bandeira”, afirma Deputado Feral, Osmar Terra

Por fim, o deputado Osmar Terra fez seu pronunciamento em agradecimento à honraria recebida. “Em primeiro lugar queria agradecer, pois para mim é uma homenagem muito honrosa, ser cidadão dessa cidade que quero tão bem. Pinto Bandeira é um município exemplo, um símbolo de cidade com pequenas propriedades rurais, e consegue sobreviver tendo prosperidade e não ter miséria. Não tem nada parecido com Pinto Bandeira no Brasil inteiro. Portanto, seguirei sendo o deputado que mais manda recursos para a cidade”, garante.

Inauguração do asfalto

Após o momento da homenagem na Câmara, outro evento se iniciava um pouco mais distante do centro, mais precisamente na Linha 40. No local, foram inaugurados os 2,7km de pavimentação asfáltica que custou R$2.948.311,00. A celebração iniciou às 19h, e o salão da Comunidade São Gabriel contava com mais de 600 moradores que foram prestigiar o evento e o jantar. A comemoração também tinha a presença de autoridades, como o prefeito, Hadair Ferrari, vice-prefeito, Adilso Salini, o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Tailor Rigon, deputado federal, Osmar Terra, entre outras.
O secretário Rigon abriu as falas, trazendo um pouco de como foi o processo desta pavimentação. “Foi um momento muito importante para todos nós, quero agradecer aos responsáveis por esta obra, mas principalmente para a equipe que passou dias de sol construindo este asfalto”, declara.

Asfalto da Linha 40 é inaugurado, junto com monumento de pedras, que foi uma homenagem da família a João Ferrari

As emendas parlamentares e os recursos de fora são bastante necessários para a construção destas melhorias, segundo o vice-prefeito Salini. “Esse era o sonho da Linha 40. Quando falávamos sobre este asfalto, eles não acreditavam, mas graças a Deus, hoje, uma grande obra é finalizada. Pois esta comunidade merece, assim como todas as outras. E se estas obras estão sento feitas, é porque vem dinheiro de fora, e quem nos manda esses recursos é o nosso deputado Osmar Terra”, expõe.


O prefeito Hadair Ferrari relembrou aos presentes a quantidade de frutas que são produzidas na região. “A nossa Pinto Bandeira produz, em média, 18 milhões de quilos de pêssego. Nosso interior merece ter asfalto, porque isso ajuda a produção, mas, além disso, produzimos 37 milhões de quilos de uva. Nosso município é gigante, somos proprietários de pequenas áreas, mas somos muito fortes, pois nos dedicamos e trabalhamos muito. Meu pai dizia ‘Se a colônia vai bem, a cidade vai bem’”, finaliza.


Os moradores da Linha 40 aguardaram por muitos anos esta obra na localidade, e finalmente o momento que tanto esperavam chegou. Os 2,7 quilômetros abarcam toda a extensão, passando a igreja da comunidade. Romildo Ferrari é agricultor e morador da Linha 40. “O asfalto é um sonho que se realizou. Benefícios são inúmeros, tanto pela manutenção do carro, pela proximidade e facilidade de acessar ao centro e, principalmente, do escoamento da produção e o transporte da mesma”, explica.
Gilmar Nassoco, assim como Ferrari, também é agricultor, e fez um panorama de como era antes sem o asfalto e no que isso prejudicava. “Era e foi difícil viver em uma comunidade com um acesso tão ruim, a estrada não ajudava para a escoação da produção”, ressalta.
O mesmo pensamento é compartilhado por Vânia Ferrari, uma moradora antiga da linha. “A estrada era estreita, muitos buracos, e hoje vai só facilitar, porque nós temos muita produção de uvas, pêssegos e caqui, e o crescimento da população só tende a crescer”, ressalta.