Trabalho conjunto da administração municipal, Deputado Osmar Terra e Fundação Proamb finaliza 4,2km de asfalto de Pinto Bandeira a Linha Brasil

A pavimentação do prolongamento da estrada da Linha Brasil até a igreja São Marcos teve a participação da Prefeitura Municipal, emenda do Deputado Federal Osmar Terra e da Fundação Proamb. Com extensão total de 4 mil e 200 metros, o empreendimento assegura aos moradores da comunidade melhoria na qualidade de vida e na locomoção diária. Outro benefício é sanar a necessidade das condições de escoamento da safra dos produtores e o transporte diário dos caminhões que se dirigem até a unidade da Fundação Proamb de Pinto Bandeira. Com o objetivo de progresso e o bem comum, no domingo, 14, autoridades entregaram à comunidade essa importante obra, em um momento de emoção e confraternização.


Na ocasião, esteve presente o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari; o vice-prefeito, Adilson Salini; o presidente da Câmara de Vereadores, Nildo Angheben; o presidente da Fundação Proamb, Neri Basso; o deputado federal, Osmar Terra; deputados estaduais Tiago Simon e Carlos Búrigo. Também participaram do ato secretários, vereadores, o ex-prefeito de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrieli, os párocos Luiz Antonio Mascarello e Clóvis Luiz Rombaldi; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRBG) Cedenir Postal; presidente da Vinícola Aurora, Rene Tonello; soberanas da Festa do Pêssego e comunidade. Ao final, todos confraternizaram com um jantar.

Neri Basso, presidente da Fundação Proamb


Para eternizar o feito, foi confeccionado um monumento pelo artista plástico Dalcir Marcon. O basalto, utilizado para criar a obra, foi retirada da propriedade da família Sganzerla, moradora da Linha Brasil. Para Neri Basso, o monumento simboliza a realização e a força de um sonho coletivo. “O monumento representa a natureza, o sol de Pinto Bandeira, responsável pelos frutos, pela vida, onde tudo brota, se renova, cresce e prospera. Os montes, a serra, as colinas verdejantes são nossa marca registrada. As mãos unidas simbolizam as mãos fortes e calejadas dos trabalhadores, a força que vem da união. O povo quer deixar sua marca registrada, essa obra simbolizada por essa escultura mostra as pessoas buscando qualidade de vida, desenvolvimento e felicidade para comunidade. Somos integrantes dessa comunidade há 30 anos”, comemora.


O vice-prefeito Adilson Salini enfatizou três pontos essenciais para a realização da obra. “Primeiramente, a criação da Associação dos Moradores São Marcos, em 2010. Depois quando decidimos fazer um protesto de dois dias, fechando a estrada, em 2014. E em terceiro lugar, a atual administração, seu trabalho sério e as parcerias de sucesso que fizeram para chegar nesse resultado”, enfatiza.


Ferrari relembra o início de tudo, em 2017, quando fizeram os primeiros metros de asfalto. “Quando Osmar Terra veio ver nosso trabalho, já tínhamos nossos primeiros 2,8 quilômetros graças ao Neri Basso e à Proamb, que sempre nos apoiou. Osmar ficou impressionado com o baixo custo da obra e pediu como tínhamos feito isso. Respondi: simples, aqui nós trabalhamos unidos, colocamos a mão na massa. Abrimos as estradas, colocamos os bueiros, limpamos as valetas, tiramos o barro, assim o custo baixou. Com isso, Osmar disse que nos ajudaria a finalizar até a Linha Brasil, onde estamos hoje, comemorando esse belo trabalho”, salienta.


Terra discorre sobre a importância do município para a região. “O Hadair é um prefeito corajoso, e não conseguimos mudar o mundo de uma vez só, mas se pudermos ajudar comunidades assim, modelos de município como essa, aí sim poderemos fazer a diferença”, finaliza.