Capital Estadual do Pêssego de Mesa espera superar expectativas com festividades e boa safra

No dia 4 de novembro, foi aberta oficialmente a colheita do pêssego, em evento realizado nas propriedades de José Antônio Nichetti e Elói Fachin. Organizado pela Associação dos Produtores de Fruta de Pinto Bandeira (Aprofruta), o encontro contou com a presença de autoridades locais, a corte da 6ª Festa do Pêssego, produtores e imprensa. O momento foi aproveitado, também, para a divulgação da 6ª Festa do Pêssego, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2024.

Com pouco mais de 105 km² de extensão e cerca de 2.700 moradores, o pequeno município de Pinto Bandeira, situado entre os vales dos rios Burati e das Antas, é um gigante em produção agrícola. Mais da metade das famílias do local se dedicam aos 1.050 hectares de cultivo do pêssego, carro-chefe da cidade.

Conhecida como a Capital Estadual do Pêssego de Mesa, Pinto Bandeira representa 22 milhões de quilos da fruta. De acordo com Rubiane Da Campo Rubbo, presidente da Asprofruta, as expectativas para essa safra são grandes. “Sempre pensamos positivo e queremos que nossos frutos sejam coloridos, saborosos e bonitos. Esse ano, sofremos com diversas intempéries, que acabam favorecendo algumas doenças e podridões. Mesmo assim, no final de novembro e início de dezembro, temos mais insolação, possibilitando o crescimento de uma fruta mais colorida e de maior calibre. Nossa expectativa é de uma excelente safra, com grandes volumes”, comenta.

Além da tradicional festividade, o dia 12 de janeiro contará com um evento técnico de inovação, o 4º Encontro Estadual de Frutas de Caroço. Na ocasião, a Asprofruta trará palestrantes de todo o Brasil, para capacitar os agricultores com o que há de melhor em tecnologia para produção desses frutos.

Ao lado da rainha Fernanda Nichetti e das princesas Suéli De Toni e Jennifer Gomes da Cunha, o presidente da Festa do Pêssego, Adilson Salini, deu suas considerações sobre o momento. “A abertura da colheita é o pontapé inicial para divulgarmos a nossa festa, no ano que vem. Na última edição, tivemos mais de 35 mil visitantes, então nossa missão agora é fazer uma festa de igual para melhor. As soberanas vão estender o convite a todos os municípios vizinhos”, ressalta.

A rainha Fernanda Nichetti se disse realizada. “Estamos muito animadas e alegres para visitarmos as cidades próximas para divulgar a festa e trazer mais visibilidade para Pinto Bandeira. Deixo aqui o convite a todos, para participarem desse evento grandioso em janeiro”, comemora.

Em sua fala, o prefeito da cidade, Hadair Ferrari, valorizou o trabalho do colono, tão significativo para a região. “Pinto Bandeira é o que é graças ao agricultor. Ele que movimenta a economia do município, através do pêssego e da uva. Somos uma cidade pequena, que depende única e exclusivamente da agricultura. Somos fortes porque nossos trabalhadores são fortes. É um pessoal que trabalha de sol a sol, não tem medo de chuva, frio e adversidades”, reflete a autoridade.

A 6ª edição da Festa do Pêssego promete diversas atrações para toda a família. Além de apresentações culturais e musicais, a gastronomia será um grande diferencial, trazendo pratos típicos da região e receitas feitas com as frutas produzidas na localidade.