Francisco Milesi correu dois campeonatos em diferentes categorias, se sagrando campeão em uma, sendo vice-campeão em duas e quarto colocado em outra

No final de semana de 6 a 7 de março, o jovem piloto bento-gonçalvense Francisco Milesi participou de duas competições e conseguiu o feito de obter quatro pódios. No sábado, Milesi se deslocou até Serafina Corrêa para participar do Campeonato Centro Serra de Motocross, onde em duas categorias distintas obteve o segundo e quarto lugar. Já no domingo, o jovem foi até Coqueiro Baixo participar do Campeonato Cross Country de Velocross, obtendo o primeiro lugar e o segundo em duas categorias diferentes.  

No sábado, sua primeira prova foi na categoria 55 cilindradas, na qual a motocicleta não utiliza marchas e nem embreagens, o veículo somente utiliza o freio da frente.  Na ocasião Milesi caiu faltando três voltas para o fim da corrida, obtendo a segunda colocação. “Com esses quatro pódios me sinto orgulhoso e que minha dedicação ao esporte está valendo a pena. Após todos esses bons desempenhos que venho tendo, acabo ficando um pouco nervoso ao término das provas para saber minha colocação”, comenta.

A segunda corrida do dia, foi na categoria 65 cilindradas, onde a moto tem tudo, -embreagem, freio, marcha e acelerador – sentindo um pouco de dificuldade o jovem conquistou o quarto lugar. “Normalmente antes de todas corridas, ficava brincando com meus amigos em volta da pista. Mas para essas últimas quis ficar na van descansando, que acabou me ajudando muito no meu desempenho na prova, pois estava bem descansado e atento”, indaga.

Mantendo o foco

Já no domingo, ele iniciou participando da categoria Infantil A (de cinco a oito anos), tendo um ótimo desempenho conquistando a primeira colocação. “Antes da corrida, quis caminhar em volta da pista para ver o que me aguardava. Essa estratégia me ajudou muito pois na hora da prova, acabei acertando as marchas conseguindo assim boas colocações. Teve um momento, onde estava no P2 e o piloto na minha frente estava fechando minhas ultrapassagens e de tanto pressioná-lo ele acabou ficando nervoso e caindo na pista, então aproveitei e o ultrapassei para sair campeão “, ressalta.

E na sua última prova do final de semana, o menino subiu uma categoria e foi à disputa da Infantil B (de oito a 13 anos), onde conseguiu desempenhar uma boa corrida terminando na segunda colocação.

A rotina do Milesi anda muito com a de seus pais, por isso o jovem não consegue realizar seus treinamentos de Motocross sempre, devido a isso ele busca outros métodos para suprir a falta das pistas. “Algumas semanas nas férias, estava conseguindo treinar com meu treinador duas vezes por semana. Agora, como é o pai e a mãe que fazem tudo, não estou conseguindo ir tanto. Por isso, estou fazendo natação para não ficar parado”, diz

Seus familiares sempre estão com o garoto o ajudando em tudo que é possível e são uma parte fundamental dos seus bons desempenhos. Em sua comitiva tem sua mãe, pai e avó, além de outros profissionais que mantêm a motocicleta funcionando. “Meu pai é o que mais corre fora da pista para me ajudar, quando caiu ele sempre é o primeiro a chegar para me levantar para que possa correr de novo. Minha mãe fica responsável por escrever na placa me informando minha posição e me informando sobre a corrida. Já a avó, ela vai para fazer comédia e comida”, conta. 

Foto: Arquivo Pessoal