Uma nova mutação entre variantes da covid-19 foi descoberta por pesquisadores brasileiros. Chamada de Gama Plus, a nova cepa tem características semelhantes as da Delta, porém, segundo as primeiras informações, divulgadas pela Revista Veja, é mais transmissível.

A descoberta da nova variante só foi possível graças ao projeto científico Genov, da rede de saúde integrada Dasa, que analisou 1.380 amostras de exames de todas as regiões do país que foram coletadas em maio e junho. De acordo com os dados, cerca de 95% do material eram da linhagem Gama. Porém, 11 sequenciamentos apresentaram a mutação. Os casos foram registrados em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

Em entrevista à Veja, o coordenador do Genov, o virologista José Eduardo Levi disse que apesar os números serem pequenos, é importante manter o monitoramento para ver a evolução de novas variantes no país. “Ainda que sejam números referentes aos meses de maio e junho, são de grande importância epidemiológica pois nos ajudam a entender o comportamento e a evolução das variantes no Brasil. São achados que reforçam nossa percepção de que não devemos minimizar o risco que as variantes importadas para o nosso país, como a Delta”, disse.

Foto: Alexandre Brusa / Hospital Tacchini