Levantamento tem por objetivo entender as mudanças no comportamento das pessoas que utilizam estes serviços
Uma pesquisa realizada pelo Serasa Comportamento mostra que apenas 25% das pessoas acima de 59 anos buscam atendimentos nas agências físicas de bancos. O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 20 de julho passado e mostra ainda que 80% dos entrevistados acessam serviços bancários através de aplicativos de celular. Os números apresentam ainda que cerca de 16% ainda têm o hábito de ir até o caixa eletrônico. Os percentuais ultrapassam os 100% porque, ao responder, cada pessoa poderia escolher mais de uma opção. Foram ouvidas 4.486 pessoas em todo o país.
A pesquisa tem por objetivo entender as mudanças no comportamento das pessoas que utilizam estes serviços, visando aplicar ações que facilitem e deem mais praticidade no dia a dia, uma vez que a rotina de vida dos brasileiros mudou muito ao longo do tempo e o avanço das novas tecnologias permite que serviços, que até antes só eram possíveis de serem realizados em bancos, passem a ser efetivados por meio de telefone celular.
Outra curiosidade apresentada no levantamento é a frequência de saques de dinheiro em caixas de bancos. Dos entrevistados, 64% dos mais velhos que ainda costumam sacar dinheiro ao menos uma vez por mês. A geração Z (18 a 28 anos) representa 44% e a geração Y (29 e 41 anos) 43% não possuem esse hábito para realizar suas compras e demais transações financeiras.
Os números apresentam ainda uma tendência de migração para o PIX, hoje o meio de pagamento mais utilizados pelas diferentes faixas etárias. Na sequência, vem o cartão de crédito e o cartão de débito,