Os resultados da 10ª rodada da pesquisa Epicovid-19, liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com o governo do Estado, aponta que cerca de dois milhões de pessoas já tenham sido contaminadas pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. O número estima que 18,1% da população gaúcha já tenha anticorpos. O número aumentou na comparação com a 9ª rodada, que projetava 10% de gaúchos infectados pela covid-19.

As estimativas apresentadas nesta quinta-feira, 29, mostram ainda que um a cada 5,5 habitantes já teve contato com o coronavírus. Os números são resultados de 4.446 testes realizados em nove municípios do Estado, que correspondem a 31% da população gaúcha. Na Serra Gaúcha, o município de Caxias do Sul faz parte da pesquisa. Do total de testes, 807 deram resultado positivo para a doença.

Em Caxias do Sul, 85 pessoas, ou seja, 17% apresentaram resultado positivo. Uruguaiana foi a cidade onde teve mais resultados positivos nesta rodada, com 104 (20,8%), seguida de Santa Maria, com 91 positivos (18,2%) e Ijuí, com 90(18%). Canoas teve 93 positivos (17,7%), e Santa Cruz do Sul, 88 (17,6%). Porto Alegre e Passo Fundo tiveram 87 (17,4%) testes positivos cada. Pelotas teve 82 (16,4%).

Estimativa do índice de imunização

Nessa rodada, além do levantamento para os índices de contaminação pela doença, os pesquisadores apuraram a porcentagem da população que já foi imunizada pelas vacinas contra a covid-19. Dos 4,5 mil entrevistados, 26,1% informaram ter recebido a primeira dose da vacina e 13,2% completaram o ciclo imunizatório.

Segundo o coordenador da pesquisa e ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal, com a lentidão na aplicação da vacinação, o distanciamento social ainda segue sendo a principal forma de defesa contra o coronavírus. “Ainda estamos longe da imunidade coletiva. A vacinação e as medidas de distanciamento são as únicas maneiras de controlar a disseminação do vírus e evitar o aparecimento de novas mutações”, reforça.