O prazo para que vereadores e vereadoras troquem de partido sem o risco de perder o mandato está chegando ao fim. A janela partidária, como é chamado esse período, se encerra na sexta-feira, dia 5 de abril. A janela partidária é um dispositivo previsto na Lei das Eleições que permite aos políticos em fim de mandato mudarem de partido sem serem penalizados por infidelidade partidária, desde que estejam dentro do prazo estipulado.

Fora desse período, as trocas de legenda são consideradas infidelidades partidárias e podem resultar na perda do cargo, já que a Justiça Eleitoral entende que os mandatos pertencem aos partidos, não aos políticos eleitos.

A decisão de trocar ou permanecer em um partido pode ser influenciada por diversos fatores, e as movimentações durante a janela partidária são observadas de perto, pois fornecem indícios sobre as estratégias políticas dos candidatos e como estão sendo avaliados os resultados das pesquisas de intenção de voto.

É importante destacar que a janela partidária é aberta apenas em anos eleitorais e beneficia os vereadores, já que este ano são as eleições municipais. Em 2026, quando as eleições serão nacionais, a regra valerá para deputados distritais, estaduais ou federais.