As sequelas deixadas pelo novo coronavírus variam de acordo com cada paciente infectado pela doença. Em muitos casos, a dificuldade em respirar é um dos problemas. Até esta sexta-feira, 2 de outubro, 23 pessoas que positivaram para a doença precisaram de fisioterapia pulmonar, a fim de restabelecer as funções cardiopulmonares provocadas pela covid-19 em Bento Gonçalves.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além dos confirmados, 40 pessoas que apresentaram sintomas suspeitos do novo coronavírus e outros 18, que não tiveram a doença, também necessitaram dos procedimentos. No total, 89 pacientes foram atendidos desde o início dos serviços na cidade.

São quatro fisioterapeutas especializados que realizam o atendimento no Complexo Hospitalar de Saúde, no bairro Botafogo. O serviço também atende oito pacientes que integram o programa Melhor em Casa.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Gilberto Junior, a fisioterapia pulmonar é um procedimento que ao mesmo tempo reabilita as funções dos órgãos afetados, melhora a qualidade de vida e reduz o número de internações hospitalares. “É uma forma de monitorarmos os pacientes e prevenir doenças associadas. Atuamos tanto na recuperação pulmonar como na dificuldade de locomoção apresentada após longos períodos de internação, e estamos tendo excelentes resultados”, disse.

Foto: SMS / Divulgação