Elenir Winck e Gilda Galeazzi concorrem no pleito que elegerá a nova diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho durante o ano de 2020

A 68ª edição do Congresso Tradicionalista vai decidir, no sábado, 11, em Lajeado, no Vale do Taquari, quem estará no comando da entidade que congrega todos os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Concorrem à presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Elenir Winck e Gilda Galeazzi. Inédito, o pleito terá apenas as duas chapas encabeçadas pelas mulheres que possuem longa experiência junto ao tradicionalismo gaúcho. Atualmente, Nairo Callegaro comanda a entidade.

Professora aposentada, Elenir Winck, 60 anos, trabalhou por 38 anos como educadora em Panambi, dentro e fora da sala de aula, assumindo cargos de direção escolar e a secretaria de educação do município. Aposentou-se em 2005, mas seguiu trabalhando até 2016. Desde 2014, Elenir decidiu também atuar em funções administrativas dentro do MTG, como conselheira, vice-presidente de Cultura e vice-presidente de Administração e Finanças. Atualmente a candidata ocupa o cargo de conselheira do MTG, função que desempenha desde 2014. É a segunda vez que Elenir Wink disputa a presidência do MTG. Para Elenir, sua principal bandeira é a defesa das tradições, com ênfase no diálogo e no respeito.

A frente da 7ª Região Tradicionalista durante 18 anos, Gilda Galeazzi, de Passo Fundo, quer ser a primeira mulher presidente do MTG. Em sua gestão, a tradicionalista pretende fortalecer e repovoar as entidades que estão com poucas pessoas para administrar e frequentar os CTGs. Também pretende buscar recursos por meio de mendas parlamentares juntos aos deputados federais já que Estado e municípios estão sem recursos, além de propor projetos junto ao Ministério Público que arrecada multas do meio ambiente e poderia destinar recursos aos CTGs para mantê-los em funcionamento.

O processo eleitoral ocorre entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2020 e o mandato é de um ano. Tem direito a voto todas as entidades tradicionalistas do Estado, em dia com as anuidades junto ao MTG. CTG’s têm direito a dois votos. Piquetes e entidades especiais, têm direito a um. São mais de 1700 entidades com direito a voto.

Foto: Reprodução