Marcado para julho, evento reunirá atletas de diversos países na Vila Poliesportiva do Campus-Sede da UCS.

O convite partiu da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), em agosto de 2017. Até o momento, delegações de 8 países confirmaram participação. As inscrições seguem abertas até o final deste mês. Os jogos devem ocorrer entre os dias 12 e 22 de julho (a programação ainda será organizada pelo comitê organizador).

A edição 2018 será inédita: pela primeira vez, terá equipes formadas por atletas mulheres.

Os jogos oficiais e treinamentos das seleções serão realizados no Centro Poliesportivo da Vila (o Ginásio III), que oferece a estrutura necessária para a realização das partidas, conforme os padrões internacionais da modalidade, orientados pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos.

Durante o Campeonato Mundial, as delegações ficarão acomodadas em hotéis da região e também no alojamento da Vila Poliesportiva. “É um acontecimento fantástico poder sediar um evento dessa magnitude. Receber um Campeonato Mundial é um feito inédito que trará consequências muito positivas para a modalidade no Brasil e também para a Instituição”, ressalta Carlos Bonone, diretor da Vila Poliesportiva da UCS.

O Comitê Organizador do evento é formado por membros da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos e do Comitê Internacional de Esportes para Surdos. Alexandre Dale Couto, presidente da CBDS, adianta que a população poderá assistir os jogos gratuitamente das arquibancadas. Para ampliar ainda mais o acesso à competição, será providenciada transmissão ao vivo dos jogos pela internet, por meio de streaming. Além disso, o Comitê buscará, na comunidade, voluntários para ajudar em algumas atividades logísticas da competição. “É importante que toda a comunidade interna e externa acolha bem os participantes brasileiros e estrangeiros, demonstrando senso de respeito e inclusão social”, reforça.

A infraestrutura qualificada e o histórico de apoio ao desenvolvimento esportivo levaram a Universidade a sediar os Jogos Sul-americanos de Surdos em 2014. Outro fator decisivo para a ligação da Instituição com a modalidade esportiva vem de membros de sua equipe: o técnico da Seleção Brasileira de Handebol de Surdos, Gabriel Citton, também é docente da UCS.

Foto: Confederação Brasileira de Desportos de Surdos