Numa agência de turismo do Aeroporto Salgado Filho uma propaganda colada no vidro oferece: PASSEIOS PARA BENTO GONÇALVES, GRAMADO, CANELA. Maravilhoso! Nossa cidade em primeiro lugar e ao lado de outras duas famosas cidades da nossa região. Dentre os mais de quinhentos municípios gaúchos já é uma grande deferência.

Nos orgulhamos muito desta distinção mas alguns pontos precisam ser revistos porque, como diz a gíria: PEGA MAL!

Para melhor entendermos é importante nos colocarmos no lugar da visão de um turista em Bento Gonçalves.

O turista para seu carro numa sinaleira e logo vem um pedinte com a choradeira de que lhe faltam alguns reais para comprar a passagem de retorno para sua cidade pois foi dispensado do emprego, blá, blá, blá… Isto é frequente na sinaleira que está na entrada de nossa estação rodoviária.

Um malabarista, vestindo apenas bermuda e pintado de tinta cor prata, faz uma breve apresentação com bolas, cones de sinalização de trânsito e até fogo saindo pela boca enquanto a sinaleira está no vermelho. Antes que o sinal marque o verde o malabarista passa seu chapéu pelos veículos ainda parados “cobrando” pela sua apresentação. Pode até ser um artista que merece mas o pedido constrange. Isto acontece em várias sinaleiras da cidade onde é maior o trânsito de veículos. Para o turista, PEGA MAL!

A Igreja Cristo Rei e a Praça das Rosas é ponto de visitação dos turistas que lá registram suas fotos. Um sem teto, em pleno meio dia de domingo, resolveu tirar sua soneca justamente na porta da igreja. Tudo bem que estava chuviscando e lá estaria abrigado mas, convenhamos, não é lugar para cesta. O fotógrafo tentou esconder o dorminhoco atrás dos turistas que estavam sendo fotografados. Depois tirou uma foto só da porta, sem os turistas, e certamente fez o registro do soneca. Se pudesse teria pago para que a foto fosse excluída do arquivo. PEGA MAL para qualquer cidade e muito mais para uma cidade turística.

Outro grupo de turistas, aguardando para sua hora para a viagem na Maria Fumaça, faz um passeio caminhando até a Casa do Artesão e na calçada, quase defronte a um restaurante, todos se olham como se algo de ruim tivesse escapado de alguém. Um membro do grupo aponta o dedo para o bueiro e emenda:

– “O cheiro vem daí!”

Todos dão uma risadinha, como se tivessem se livrado da suspeita, e apressam o passo para se afastar do cheiro daquele lugar. Isto também acontece próximo a muitos bueiros da cidade que não estão sifonados, ou seja, o odor que exalam PEGA MAL.

Por fim, resta-nos imaginar o turista que quebrou a roda naquele infame buraco que está na rodovia de acesso, estadual e federal. Chega a ser um flagrante atentado a vida. Parece não ser um problema de Bento Gonçalves mas qualquer viajante, a trabalho ou passeio, sempre lembrará da visita com o acréscimo de uma desgraça. Isto pode ser evitado. Em Farroupilha a Prefeitura foi tampar os buracos de uma estrada mal conservada pelo governo do Estado. Não é de competência do município mas PEGA BEM.

Muito obrigado para aquela agência de turismo que postou o nome de Bento Gonçalves em sua vitrina lá no aeroporto na capital do Estado. Bento Gonçalves é referência e nós, cidadãos, trabalharemos para melhorar e manter esta posição.