Aos 26 anos, escritor caxiense  é mais uma das surpresas trazidas pela organização para o evento em outubro

A comissão organizadora da 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves já havia surpreendido ao apresentar o tema da edição deste ano “Influência digital para compartilhar a leitura” e nesta semana voltou a mostrar ousadia ao divulgar o escrito Pedro Guerra, de 26 anos, como o patrono da feira.

Natural de Caxias do Sul, Pedro Guerra começou a escrever livros em 2012 e desde então, apesar do pouco tempo, constrói uma carreira inovadora na literatura com oito obras já publicadas.
Como prova do sucesso, recebeu o convite para ser patrono de uma feira do livro, algo inesperado pelo jovem escritor. “Era um convite para um café para acertarmos alguns detalhes da minha participação. Quando cheguei, vi toda a organização me esperando e entregando o convite para patrono. Foi uma surpresa e que me deixou muito feliz. Confesso que a ficha ainda não caiu”, confidencia.

A relação de Guerra com a cidade e a feira do livro não é nenhuma novidade. “Desde pequeno com a escola e algumas vezes com meus pais estive aqui, é uma linda cidade. E a feira tem grande carisma, foi uma das primeiras que me acolheu no início da minha carreira e sempre me recebeu muito bem. E por tudo isso, quero retribuir esse título de patrono da melhor forma possível”, aponta.

Na alcunha de patrono, Guerra quer trazer novos temas para o debate nos dias da feira. “A ideia é ampliar a questão das palestras e trazer temas como prevenção de suicídio, saúde mental para jovens, algo que particularmente abordo nos meus livros. Acredito que a feira é isso, levar esses assuntos pertinentes para o máximo de pessoas”, propõe.

Suas obras literárias

Guerra desenvolve suas obras em duas temáticas: a regional e a nacional, tendo como maior foco o público jovem. Para a primeira, a inspiração vem das leituras conhecidas e famosas dos livros de Agatha Christie. “É uma das minhas escritoras favoritas e inspiradoras. São romances policiais, rápidos e de fácil de leitura. Conta histórias que se passam na Serra, em cenários que conhecemos e podemos nos identificar, isso que sempre busco trazer”, revela.

O romance também está nos nacionais e de forma segmentada de público, segundo Guerra. “São romances mais juvenis, mas que qualquer pessoa acaba se identificando por serem histórias envolventes que todos nós passamos e que alguns passam na adoloscência”, conta

O jovem escritor busca trazer em suas criações coisas inovadoras. Uma delas está representada no livro “O vício”, seu mais recente lançamento. “ Foi uma ideia um pouco louca que tive em 2016 e que acabei executando apenas no fim do ano passado. Por três meses, me afastei de proposito de todas as redes sociais para criar o livro. Aliás, considero ele um experimento, pois foi todo escrito a mão, sem capa e não estava a venda em livrarias apenas online. Um grande desafio e que me deixou muito feliz com o resultado e a repercusão”, confessa.

Foto: PWX-Studio

E tem nova obra sendo lançada nesta sexta-feira, 14, com o título “Lágrimas que não chorei”, que são 48 crônicas escritas por Guerra e que foram publicadas no Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul. Maneiras distintas que fazem com que o escritor amplie ainda mais seu público, segundo ele.

Além do livro “Vício”, por tudo que envolveu sua construição, Guerra tem como o menino dos olhos de ouro, a publicação “Precisava de você”, que recebeu prêmio conceituado de literatura. “Foi o prêmio Açorianos, algo que foi inacreditável. Assim como ser patrono da feira do livro, nunca poderia imaginar um jovem ganhar algo tão importante, mesmo que eu apostasse muito por ser uma obra que conta tudo o que o adoslecente passa ou passou com o primeiro amor que não dá certo. É um livro meio ao contrário, pois a gente sabe desde a primeira página que o casal não ficará junto. Foi uma emoção, tanto que o trófeu está do lado da minha cama como inspiração diária”, conta.

Feira será lançada amanhã

Com a presença do patrono, a feira do livro de Bento Gonçalves será lançada oficialmente quinta-feira, 13. A solenidade acontece a partir das 19h, no Botequim São Bento, no bairro Planalto.