No país, cenário demonstra que as vendas varejistas devem alcançar R$ 2,2 bilhões e a nível estadual, R$ 110 milhões

Mais uma data comemorativa importante se aproxima e, com ela, a necessidade da população realizar cálculos para saber quais presentes cabem no orçamento. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), a venda de ovos de chocolate e outros produtos relacionados ao período devem ter crescimento de até 12% em relação a 2021 em todo o país.

No estado, a expectativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é de um aumento de até 5% em comparação ao ano passado. No país, o cenário demonstra que as vendas varejistas devem alcançar R$ 2,2 bilhões e a nível estadual, R$ 110 milhões.

Ainda segundo a FCDL-RS, a flexibilização do uso de máscaras e outras medidas sanitárias, a antecipação do 13º salário aos aposentados e o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1 mil vão colaborar com essas vendas. No RS, o ticket médio por consumidor, ou seja, quanto cada pessoa deve gastar com os presentes, deve chegar a R$ 145.

Em Bento

De forma local, os supermercados, lojas de doces e produtores de ovos e chocolates artesanais estão com expectativa positiva sobre a comercialização de produtos. Para o mercado Nichetti, por exemplo, a espera é de que haja a mesma quantidade de vendas do que no ano passado. Além disso, já se nota o aumento da procura por barras de chocolate.

A respeito do período em que vão acontecer a maior parte das vendas, a possibilidade é de que comece nos próximos dias. “A maior procura sempre ocorre na semana da páscoa”, explica a assessoria da empresa. Ademais, por mais que a perspectiva seja de um cenário parecido com 2021, a expectativa é que haja superação na quantidade de clientes e produtos vendidos.

Um destaque nessa páscoa é a compra de produtos para fazer os ovos de chocolate e demais lembranças em casa. A proprietária da loja 1000 Doces Atacado & Varejo, Helena Tomasi Bortolini, afirma que a compra desses itens está só aumentando. “Geralmente é para consumo próprio ou para dar de presente”, explica. De acordo com a empreendedora, há algumas mercadorias que os clientes buscam mais do que outras. “Barras chocolate, ovos, guloseimas para cestinhas”, relata.

Já para a empresária do ramo da confeitaria, Siminea Lima, esta é uma época que aumenta o número de pessoas buscando por presentes. “A procura é maior nesse período, e se intensifica na próxima semana. Geralmente os clientes deixam para última hora, por isso, este ano vamos trabalhar também com alguns produtos à pronta entrega”, conta.

Sobre as diferenças na forma de presentear, a empreendedora destaca que a grande maioria opta pelo tradicional. “Trabalhamos com os ovos de colher, algumas pessoas procuram por lembrancinhas, mas também de chocolate. Os demais doces normalmente saem mais em outras datas”, menciona.

Nessa época, conforme Siminea, muda a variedade dos produtos. “Aumenta sim as vendas, em função da Páscoa, mas em paralelo atendemos os pedidos de festas e também o delivery. É uma data bem importante para o nosso segmento, mas não podemos deixar de atender os demais clientes, já que são o nosso nicho no restante do ano”, esclarece.

Um destaque é o presente dos pequenos produzido pela confeitaria, chamado kit confeiteiro. “A criança monta e decora o próprio ovo de colher, acompanha os confeitos e esse ano ele vem até com certificado. É um produto que amamos. Algo para a família fazer junto e, com isso, criar memórias. Temos muito orgulho do amor e dedicação que colocamos em cada item. A Páscoa é uma data muito especial”, destaca.

Na loja Clip, a responsável pelo marketing, Michele Liguicamam, afirma que em 2022 as compras dos itens já estão mostrando um aumento em relação ao ano passado. A respeito dos mais vendidos, ela afirma que ainda são os ovos. “Mas vemos um aumento significativo da venda de produtos de decoração. As pessoas estão à procura de produtos para deixarem as suas casas com a cara da Páscoa”, aponta.

Ademais, para as crianças, a venda de brinquedos está acentuada. “Já para os adultos, decoração para casa ou trabalho, como os enfeites de coelhos e guirlandas, por exemplo. Os itens para mesa posta também têm tido uma ótima venda, tudo para receber a família e amigos para a data”, revela.

Outras opções de presente

O valor dos ovos, presente tradicional para o período, está mais caro do que o usual. O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, afirma que as pesquisas demonstram acréscimo de 2% nas vendas. “Apesar do incremento, ficou muito abaixo da inflação assim ele fica nominal e não real. Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o volume total de vendas relacionados a data será da ordem de R$ 2,16 bilhões. Ainda com a valorização do real perante ao dólar, houve um incremento de 8% na importação de chocolates, produto predileto nesse período”, expõe.

Amadio afirma ser provável a compra de outros itens. “Inflação alta, renda familiar reduzida, favorece a compra de produtos alternativos, a já tradicional lembrancinhas. Assim, os comerciantes que apostaram nesse produto, poderão ter um incremento maior do que a pesquisa apontou”, evidencia.
Para o presidente do Sindilojas, em geral, os produtos alusivos à data serão os preferidos. “Analisando a celebração, o bacalhau, que muito depende da importação, teve incremento, porém as commodities como o trigo, que serve de base alimentar teve alta, assim teremos preços maiores na festa”, expõe.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, o comércio de Bento Gonçalves tem se mostrado especialmente criativo na geração e aproveitamento de oportunidades de negócios correlacionados a datas comemorativas. “Embora os chocolates, industriais ou artesanais, sejam a opção mais tradicional de presentes, há diversas alternativas sendo promocionadas por lojistas de diferentes segmentos, o que amplia as possibilidades para quem deseja presentar, com opções para todos os gostos e disponibilidades de ticket”, salienta.

Espera-se que os próximos dias sejam de impacto positivo nas vendas. “A expectativa é de que a data seja mais um importante argumento de atração de clientes para as lojas, com decorações criativas e promoções atrativas”, conclui.