Mais pessoas foram presenteadas nesta Páscoa. Isso por que as vendas, alavancadas pela procura de itens mais baratos, atingiram um crescimento real de 2% nos supermercados gaúchos em 2015, se comparado ao ano passado, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

De um lado a avaliação em Bento Gonçalves foi positiva. Procurados pelo Semanário, a grande maioria dos comerciantes teve as expectativas superadas, com aumento significativo na porcentagem de venda. Em um dos locais, o dono preocupou-se em manter o estoque e não deixar nenhum produto faltar em virtude da grande procura no sábado, 4 de abril. Outro ponto destacado é que a data, neste ano, coincidiu com o início do mês, enquanto no ano anterior comemorou-se no final. 

De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, somente 2% dos quase nove milhões de ovos de chocolate colocados à venda não foram comercializados até o final da tarde do domingo, 5 de abril. “Hoje, a tecnologia e a riqueza de informações permitem ao comerciante um planejamento estratégico muito eficiente, que reduz desperdícios e excessos nas negociações com a indústria. A venda de ovos de chocolate não cresceu em relação a 2014, o crescimento foi na data Páscoa como um todo”, salienta. Além disso, o endividamento dos consumidores, um acréscimo de 10% nos preços e a diminuição do poder de compra pelas altas dos combustíveis e da energia elétrica contribuiu para o crescimento moderado nas vendas, e que atingiram a previsão dos supermercadistas.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 8 de abril.