Na terça-feira, 21, o presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, Moisés Scussel Neto (PSDB), esteve reunido com com outros dez parlamentares da região da Serra Gaúcha na sede do Poder Legislativo de Coronel Pilar. Dentre os assuntos que foram discutidos, dois ganharam o destaque do vereador Scussel: a implementação de políticas públicas a partir da aprovação da Região Metropolitana da Serra e a criação de audiências públicas para levar ao Congresso Nacional o manifesto contra a Reforma da Previdência.

A Lei Complementar Estadual nº 14.293/2013, que criou a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, composta por 13 municípios, depende ainda da regulamentação por decreto do governo do Estado. Para o presidente da Câmara de Bento, é necessário que o Estado regulamente a Lei para que os muncípios trabalhem unidos. “Precisamos disso para entrarmos com força total nos assuntos que, dificilmente, conseguiríamos tratar se estivéssemos sozinhos. As estradas da Serra, a educação, saúde, rotas turísticas, tudo isso ajudará para o desenvolvimento da região e somente com a implementação da Região Metropolitana que conseguiremos obter os resultados que estamos almejando”, explicou Scussel.

De acordo com o presidente do Parlamento Regional, que também preside a Câmara de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier (PMDB), o Executivo Estadual solicitou um prazo de 40 dias para publicar a norma regulamentadora.

Além disso, a Proposta de Ementa Constitucional nº 287/2016, mais conhecida como o projeto da Reforma da Previdência, também foi debatida entre os vereadores. Os edis presentes manifestaram-se contrários ao texto do Poder Executivo Federal e decidiram assinar um manifesto para levar seu posicionamento ao Congresso Nacional. “Teremos audiências públicas para debater esse assunto com a população e, assim, mostraremos nosso repúdio a essas possíveis mudanças. Queremos criar a cultura na cidade de reuniões e debates que são importantes para todos”, ressalva Scussel.

A audiência de Bento acontecerá dia 7 de abril, às 19h, no plenário da Câmara.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 25 de março de 2017.