No ano de 2023, a cooperativa destinou verba para o roteiro. O dinheiro foi investido na sinalização do trecho e na publicação de uma revista voltada aos turistas

O Caminhos de Pedra é um dos roteiros turísticos mais conhecido de Bento Gonçalves. São 12 quilômetros de cultura, gastronomia e diversão, com muitos atrativos. E pensando na facilitação de quem visita o local, a Cooperativa Sicredi, parceira da rota, decidiu investir a verba de R$ 23.475,00, metade do valor necessário para a colocação de placas e edição de revista que promovam ainda mais a visitação. O restante do valor foi arrecadado por empreendedores do roteiro, num total de R$ 46.950,00.

A gerente de comunicação e markerting da Sicredi Serrana, Adriele Motta, salientou que apoiar o turismo é uma bandeira que a cooperativa sustenta. “A Sicredi Serrana tem, entre os seus pilares de atuação estratégica, o fomento ao turismo, o que reflete significativamente na economia local. O Caminhos de Pedra, por ser um dos principais destinos turísticos da nossa área de atuação, sempre esteve entre as nossas prioridades”, assegura.

O vice-presidente da Associação Caminhos de Pedra, Fabiano de Borba, diz que o projeto tem impacto significativo para o lugar. “As novas placas são indispensáveis, pois além de conseguirmos atenuar a poluição visual de nosso roteiro, torna o ambiente mais convidativo, organizado e acolhedor para o visitante”, entende.

Adriana complementa que foi pensado em algo que destacasse o que o Caminhos de Pedra mais representa. “Os painéis que têm o nosso apoio não cumprem um papel de sinalização. Eles estão localizados ao longo do roteiro com o objetivo de fortalecer os atributos e os diferenciais que o Caminhos de Pedra tem. Quando o turista opta por incluir esta rota na sua programação, está escolhendo visitar e se transportar para um outro momento da história, que valoriza a cultura, os hábitos, o trabalho e a tradição italiana”, salienta.

Borba, da Associação, ressalta que esta não é a primeira vez que ocorre uma parceria entre o roteiro e a cooperativa, e explica que isso acontece, no seu entendimento, porque “a Sicredi já está no nosso dia a dia há muitos anos, e sempre partilhou e partilha do mesmo ideal de que a cultura deve ser preservada e transmitida entre gerações”, frisa.

Além da ideia das placas, foi projetada uma revista com a finalidade de mostrar um pouco do que é o roteiro Caminhos de Pedra, publicação que deve ser distribuída em consultórios, feiras, hotéis, restaurantes, e outros lugares que possam atrair turistas para conhecer a localidade. “Cada turista tem o seu perfil. Alguns chegam na região com o pacote comprado, roteiro programado e guia ou agência contratadas. Outros pensam na programação quando estão no destino, e é aqui que a revista assume a sua relevância”, entende o vice-presidente. Segundo Adriele, para a associação, “a revista é uma forma de concentrar informações sobre todos os estabelecimentos que fazem parte do roteiro. Por entendermos este posicionamento, fomos apoiadores no projeto de confecção deste material único de divulgação”, diz a gerente de comunicação e marketing da Sicredi Serrana.

Para o vice-presidente, além de ser um chamamento para que outras pessoas conheçam a região, também serve como forma de preservar a história. “Ter um registro por meio de uma revista é marcar os fatos históricos e deixar para as futuras gerações o que foi e o que está sendo feito para manter nossas raízes culturais, fundadas no comprometimento com o trabalho, a fé, e a manutenção dos costumes, saberes e fazeres, como foi ensinado por nossos antepassados”, finaliza Borba.

Foto: Associação Caminhos de Pedra / Reprodução