Nesta quinta-feira tivemos a inauguração do Centro de Treinamentos do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves. Acompanhei o projeto todo como membro do Conselho do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros – FUNREBOM – desde sua ideia inicial. Sem dúvidas, um projeto arrojado e de difícil execução, mas que, graças ao empenho extraordinário dos bombeiros, comandados pelo Capitão Sandro, tornou-se realidade. O FUNREBOM é formado pelo dinheiro arrecadado nas taxas de vistoria, contribuição de empresas e da comunidade. O Fundo é utilizado exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros. Ele possibilitou que a equipe de bombeiros pudesse dispor, atualmente, do que há de melhor em termos de equipamentos de resgates e combate ao fogo.

Parabéns, comunidade!

Mesmo com as instalações em obras, muitos cursos foram ministrados no local agora pronto e inaugurado. Com tudo o que é necessário – inclusive alojamentos e refeitório – o Centro de Treinamento passa a ser referência não só para todo o Estado, mas também para o Brasil e para o exterior. Já tivemos aqui bombeiros chilenos fazendo cursos de treinamento, como bombeiros de Bento saíram do País para cursos. Sobrados motivos temos, pois, de sentir orgulho por termos colaborado para a realização desta grande obra. Nossos bombeiros dispõem, além de equipamentos de última geração, esse Centro de Treinamento, canil com cães sendo amestrados para salvamentos, bem como do reconhecimento da comunidade pelo magnífico trabalho que realização. De parabéns, pois, o Capitão Sandro e seus comandados, bem como toda a comunidade.

Já era esperado

Quando a população recebeu a informação de que aconteceu a apresentação de um projeto de alteração na Lei Orgânica, visando reduzir o número de vereadores de dezessete para onze – retornando para o número existente na legislatura anterior -, muitos foram os que duvidaram que se tornaria realidade. E com sobradas razões. Alguém já teve notícias de um parlamento – no Brasil, claro – que tivesse votado e aprovado qualquer coisa que fosse contrária aos seus “interésses”? Todos nós sabemos que o “País das Maravilhas”, da “Alice”, é ficção, é brincadeira de criança. Portanto, os nobres vereadores, num momento “zen”, posaram para fotos com o projeto na mão, mas oito deles estavam, claramente, não levando a sério setores menos esclarecidos da população. A “lógica política brasileira” prevaleceu. Eles não “decepcionaram” aqueles que conhecem “os caboclos”.

Esses agiram “normalmente”

Claro que esse “normalmente” se aplica à “normalidade” no seio político, onde a verdade de hoje pode não ser a de amanhã, dependendo da “situação”. Os Oito parlamentares, que inicialmente haviam assinado o documento, comprometendo-se a votar pela redução do número de vereadores – Jocelito Tonietto (PDT), Leopoldo Benatti “Raquete” (PTB), Márcio Pilotti (PSDB), Marcos Barbosa (PRB), Moisés Scussel Neto (PSDB), Paulo Roberto Cavalli “Paco” (PTB), Valdemir Marini (PTB) e Vanderlei dos Santos (PP) – na hora da verdade, voltaram atrás. Somente Moacir Camerini e Gilmar Pessutto consolidaram com o voto as suas assinaturas no projeto. Em resumo, se pode concluir que o que eles queriam era posar para a foto? Que os eleitores façam suas avaliações.