A música tem um poder único de despertar emoções esquecidas, que as vicissitudes da vida, ou a falta de oportunidade, se encarregaram de esconder. Quem não se sente reanimado ao ouvir um bom vanerão? E a fé renovada ao ouvir um bom hino cristão?

Atenção, carinho e amor para os idosos que frequentam a Casa de Repouso Aconchego, são os pilares que sustentam o lar. Prova dessa total dedicação com os moradores é o novo projeto que a Casa está executando: “Uma dose diária de música”, criado para melhorar a vida dos idosos que nela habitam.

E como se não bastasse se tratar de um ótimo passatempo, de acordo com a psicóloga responsável pelo projeto, Sheila Bertoldi, ouvir música contribui também para uma melhora cognitiva, no sistema imunológico, nos órgãos dos sentidos e na coordenação motora. “Ajuda no tratamento de diversas doenças físicas e mentais, inclusive no tratamento de estresse. No cérebro, a música estimula regiões ligadas à concentração, processamento de informações e produção de sentidos”, explica a profissional.

Para colocar em prática este projeto, foi realizado um levantamento junto aos idosos e seus familiares, a fim de colher algumas informações sobre as preferência musicais de cada um. A partir disso foi criado um repertório musical individualizado.

Todos os dias cada morador escuta aproximadadmente 40 minutos de música através de fones de ouvido sobremaneira confortáveis, num horário pré-estabelecido, a fim de cada um aproveitar ao máximo aquele momento. Os resultados foram positivos. “Já percebemos uma melhora no humor, na concentração, disposição e atenção dos moradores. Além disso, aqueles que apresentam quadros de ansiedade, depressão e irritabilidade passaram a ficar mais tranquilos e felizes, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida”, comemora o Médico da Aconchego Dr. André Moschetta.