Ah, a Páscoa… uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. Ela sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luz, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. E hoje em dia, ela é sempre lembrada quando o comércio expõe as embalagens coloridas dos ovos.

Pensaram chocolate? Pois é, no Brasil a Páscoa é resumida em guloseimas, principalmente para os mais jovens. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL), a projeção para as vendas está no mesmo patamar de 2016. “Depois de um ano difícil, a economia está ensaiando uma recuperação há relativamente pouco tempo. Portanto, é natural que as projeções de venda estejam mais comedidas. Mas nem por isso o lojista deve recair na zona de conforto e deixar de ambicionar o crescimento nos números. O exercício de criatividade, sem dúvida, será maior – mas pode trazer bons resultados”, avalia o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

E a estratégia é uma aliada, principalmente para os comerciantes. “Eles têm começado a adotar a tentativa de conquistar o cliente oferecendo produtos para degustação – na expectativa de que a tentação se traduza em vendas”, comenta Carbone. Neste ano, a tendência de substituir os ovos de chocolate por outras guloseimas deve se manter, conforme apontaram os lojistas no levantamento feito pela entidade – quem procura por alternativas mais econômicas deve preferir bombons, tabletes, barras ou kits sortidos para presentear na data. “O lojista que estiver atento a essas particularidades tem mais chance de ampliar as vendas, uma vez que consegue atender com versatilidade as demandas do cliente”, finaliza o presidente.

Mas porque presentear com ovos?
Um dos maiores símbolos da Páscoa atualmente são os populares ovos de páscoa. Nessa data, as pessoas possuem a tradição de presentear os amigos, familiares, e principalmente as crianças, com ovos de chocolate. No entanto, embora a Páscoa simbolize a ressurreição de Jesus, o ovo de Páscoa não tem nada a ver com isso, uma vez que surgiu na Antiguidade, bem antes de Cristo. Os egípcios e os persas já davam ovos coloridos com as cores da primavera para seus amigos.

A prática de associar o ovo com a Páscoa se iniciou através dos cristãos primitivos da Mesopotâmia. Na Grã-Bretanha, as pessoas escreviam mensagens destinadas aos seus amigos nos ovos. Na Alemanha, além dos ovos, eram dados outros presentes. Na Armênia, eram desenhados retratos de Cristo e outras imagens religiosas nos ovos. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna.

Contudo, os ovos não eram comestíveis, muito menos de chocolate, como conhecemos hoje em dia. O chocolate surgiu entre os Maias e os Astecas, onde era usado como moeda. Chegando à Europa no século XVI, ganhou grande aceitação e tornou-se rapidamente popular.

Foram os franceses que decidiram substituir os ovos naturais e pintados por ovos feitos de chocolate. No século XVIII, confeiteiros tiveram a idéia de fazer os ovos com a iguaria, descobrindo um modo atraente de apresentar o chocolate.

E os coelhos?

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova.

Programação
Shopping L’América
Dia 8 de abril, das 16h às 20h, vá receber o Coelhinho no Parquinho – 3º andar do L’América Shopping. O Coelhinho distribuirá chocolates e haverá muitas brincadeiras para as crianças.
De 9 a 15 de abril (exceto o feriado de 14 de abril), o Coelhinho estará no Parquinho das 17h30min ás 20h, para receber as crianças.

Shopping Bento
8 e 9 de abril das 16h às 19h: coelho fantasiado, escultura de balões e brincadeiras com os pequenos;
10 à 13 de abril das 17 às 20h: atividades dirigidas com música, giz de cera, papel, pintura de rosto;
15 de abril das 16h às 19h: coelho fantasiado, escultura de balões e brincadeiras com os pequenos;
A partir do dia 10 de abril: Caça ao coelho para adultos e crianças. Em comemoração à Páscoa terão envelopes premiados espalhados no pelo shopping. Ao encontrar o envelope é só conferir o nome da loja e ir buscar um delicioso coelho de chocolate.

“Momento de explosão de uma nova vida”

“Estamos no mês de abril e com ele os cristãos celebram um acontecimento muito importante, o dia mais importante da sua fé, a Páscoa”, é assim que Padre Ricardo Fontana denomina o feriado que acontece na semana que vem. Para ele, esta é a data mais importante, pois sem ela não existira salvação e a felicidade não teria sentido.

No catolicismo, as cerimônias começam no domingo anterior à data da Páscoa, no chamado Domingo de Ramos, quando se recorda a chegada de Jesus à Jerusalém. Este é o primeiro dia da Semana Santa, quando também ocorrem celebrações importantes na Quinta-Feira Santa (Missa da Ceia do Senhor) e Sexta-Feira Santa (Celebração da Paixão do Senhor). Na missa da Vigília Pascal, celebrada na noite de sábado, já é celebrada a ressurreição de Cristo. “Esse é o momento em que celebramos e que há a explosão de uma nova vida devido à ressurreição”, comenta Padre Ricardo.

Agenda
Santo Antônio:
08/04 – SÁBADO COM BÊNÇÃO DE RAMOS
16h30min – Sagrado Coração de Jesus/Paim;
17h – Santa Lúcia/Progresso;
18h – Santuário;
18h30min – São Cristóvão/Vila Nova I e N. Sra. das Graças/Eucaliptos;
19h30min – N. Sra. do Carmo/Borgo e N. Sra. Caravággio/Vila Nova II.

09/04 – DOMINGO DE RAMOS
Missas no Santuário – 07h – 08h30min – 10h – 18h;
09h – N. Sra. da Saúde/Vinhedos e Jesus Bom Pastor/Cruzeiro;
10h – São Miguel;
11h – Imaculada Conceição/Barracão;
19h – Santa Catarina/Licorsul.

10/04 – SEGUNDA-FEIRA
18h – Missa no Santuário.

11/04 – TERÇA-FEIRA
18h – Missa no Santuário;
19h30min – Celebração Penitencial com confissões no Santuário.

12/04 – QUARTA-FEIRA
12h – Missa no Santuário;
18h – Missa no Santuário.

13/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
(Não haverá Missas do Dia Votivo)
15h – Confissões no Santuário;
19h30min – Celebração de Lava-pés em todas as Comunidades;
20h – Missa da Ceia do Senhor com lava-pés no Santuário e após adoração ao Santíssimo até às 24h.

14/04 – SEXTA-FEIRA SANTA
7h – Reinício da Adoração ao Santíssimo e confissões no Santuário;
09h – Via Sacra no Santuário;
15h – Liturgia da Paixão e Morte de Jesus no Santuário;
16h – Procissão do Encontro de Jesus morto e N. Sra. das Dores;
18h – 40ª Romaria à Cruz do Salgado e encenação no Morro da Cruz.

15/04 – SÁBADO SANTO
19h – Vigília Pascal nas Comunidades Santa Catarina/Licorsul, Santa Maria Goretti, Santa Lúcia/Progresso e N. Sra. Aparecida com Tancredo Neves;
20h – Vigília Pascal no Santuário.

16/04 – DOMINGO DE PÁSCOA
Missas no Santuário – 07h – 08h30min – 10h – 18h;
09h – São Pedro/Salgado;
10h – São José Operário/Fenavinho;
19h – Santa Catarina/Licorsul.

Cristo Rei
BENÇÃO DE RAMOS
Dia 08/04 às 18h – Na Igreja Matriz Cristo Rei.
Dia 08/04 às 8h30min – Na Comunidade Santo Antão.
Dia 08/04 às 9h30min – Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.
Dia 08/04 às 10h -Na Comunidade Santa Marta.
Dia 09/04 às 8h e 18h – Na Igreja Matriz Cristo Rei.
Dia 09/04 às 11h – Na Comunidade Santo Expedito.

Dia 13/04 – QUINTA-FEIRA SANTA: Na Matriz Cristo Rei, Missa da Ceia do Senhor, Adoração e Vigilia às 20h.
Dia 14/04 – SEXTA-FEIRA SANTA na Matriz Cristo Rei:
Vigília e Adoração às 8h30min.
Celebração da Paixão do Senhor às 15h.
Procissão do Encontro às 16h.
Via-Sacra no Morro da Cruz – Gruta Nossa Senhora de Lourdes da Linha Ceará da Graciema – Vale dos Vinhedos às 19h.

Dia 15/04 – Sábado Santo
Às 18h – Na Comunidade Santo Antão.
Às 18h – Na Comunidade Nossa Senhora das Graças – Vale dos Vinhedos.
Às 20h – Na Igreja Matriz Cristo Rei.

Dia 16/04 – Domingo de Páscoa
Às 8h e 18h – Na Igreja Matriz Cristo Rei.
Às 8h30min – Na Comunidade Santa Helena.
Às 9h30min – Na Comunidade São Bento.
Às 10h – Na Comunidade São José – Garibaldina.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 8 de abril de 2017.