De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) número caiu mais de 20% entre janeiro e dezembro de 2020, se comparado ao mesmo período de 2019

A pandemia que assola o país afetou inúmeros setores. Muitas perdas ocorreram, não somente economicamente, mas em material humano. Um dos segmentos que também foi afetado por conta da Covid-19 foi o da doação de órgãos. A pandemia fez com que os transplantes caíssem mais de 20% no Brasil no ano passado. Isso é o que revela a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Segundo o levantamento da entidade, de janeiro a dezembro de 2020 foram realizados 7.362 procedimentos. No mesmo período de 2019, 9.187 transplantes haviam sido efetuados.

Em Bento Gonçalves os dados também não são muito diferentes. Enquanto que em 2019 a retirada de córneas foi a 146, em 2020 esse número chegou a 30. As captações ficaram suspensas de março a outubro por conta da pandemia. A captação de ossos continua interrompida.

De acordo com a diretora da divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde, Roberta Pozza, os números reduziram especialmente no início da pandemia, onde o cenário era muito incerto. “Em termos de quantitativo tanto de doadores de múltiplos órgãos quanto em situações quando se podia fazer uma doação pós morte”, indica.
Segundo Roberta, no que se refere à doação dos múltiplos órgãos, alguns detalhes foram averiguados. “Muitas das vítimas que são elegíveis para esse tipo de doação são relacionadas a acidentes de trânsito ou traumas. Observamos, nesse momento onde tivemos uma redução do convívio entre as pessoas, um número de atendimento menor relacionados a isso”, esclarece.

Roberta ainda pondera que a equipe continuou na busca de soluções em um momento delicado. “A medida em que o processo passou a ser seguro, com a utilização de história clínica e exames relacionados a isso e até mesmo o aspecto do conhecimento da doença, em nenhum momento a equipe deixou de atuar nessa conscientização relacionada ao tema”, considera.

A médica ainda ressalta que retomar determinados processos exige atenção e a união de todos os envolvidos. “É algo importante, pois sairmos da inércia, do nada, de ter parado tudo totalmente e reativar a campanha exige um esforço muito grande. Em nenhum momento a equipe deixou de trabalhar esses temas e abordar enfaticamente. Então, isso é algo importante de se traduzir”, frisa.

Os dados do Tacchini

2019
Retirada de múltiplos órgãos – 13
Retirada de ossos – 1
Retirada de córneas – 146

2020
Retirada de múltiplos órgãos – 1
Retirada de córneas – 30

2021
Retirada de múltiplos órgãos – 1
Retirada de córneas – 12

• Diminuiu o número de captações pelos critérios adotados em função da pandemia, mas a equipe da casa de saúde continua na busca de doadores com critérios de adoção.