Conscientizar motoristas e reduzir o número de acidentes com mortes no trânsito. Esse é o objetivo da campanha internacional “Maio Amarelo”, criada em 2014 e que integra a proposição da Organização das Nações Unidas (ONU) de estabelecer a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Na noite de terça-feira, 23, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, a comunidade acompanhou a palestra com o tenente coronel da reserva, Ordeli Savedra Gomes, especialista na área e coordenador do movimento em todo o Rio Grande do Sul, que neste ano tem como tema “Minha escolha faz a diferença”.
Durante a explanação, o oficial apresentou os números de acidentes de trânsito no Brasil e as ações realizadas durante a campanha. Conforme Gomes, dados atualizados pelos departamentos de trânsito apontam que em média, ocorre uma morte a cada 12 minutos no país. “O Brasil mata três vezes mais com acidentes nas estradas, do que na guerra no Iraque. A segurança no trânsito começa em casa”, afirma.

Outro item que marca o movimento é o laço amarelo, conhecido no mundo como símbolo de engajamento. “O amarelo representa advertência, alerta. É a cor da vida”, explica Gomes.

Com o tema central “Minha Escolha Faz a Diferença”, a ideia é proporcionar a reflexão das possibilidades de escolhas no dia a dia que podem acarretar em graves consequências no trânsito, como usar o celular ao volante, beber e dirigir, não usar o cinto. “Baseado em indicadores, dando conta que 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência, desatenção, a conscientização de que somos os responsáveis pelos nossos atos também no trânsito, contida na frase tema do Maio Amarelo, é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, finaliza.