Menino que completou aniversário na terça-feira, 26, foi homenageado domingo por policiais militares da Brigada durante festinha restrita a poucos familiares, organizada pelos pais

Há cerca de dois anos, quando acompanhava os pais, evangélicos, na oração da noite, o pequeno Enzo Gabriel pedia para que fosse invocada proteção aos policiais e aos moradores de rua. Foi quando a professora municipal Caroline Ribeiro Azambuja e seu marido, o frentista Rafael Potil Azambuja, passaram a perceber que o filho nutria carinho e paixão especial pelas forças policiais, principalmente a Brigada Militar. Às vésperas de o garoto completar seus cinco anos, o que aconteceu nesta terça, 26, os pais mantiveram contato com o comando da BM em Bento Gonçalves, contaram sobre o filho e perguntaram se poderiam fazer uma surpresa a Enzo.

No domingo a alegria do pequeno chegou à Linha Eulália, onde a família reside, numa viatura do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT). De quebra, Enzo ganhou uma farda da Brigada Militar e pode embarcar na viatura, conhecendo por dentro o carro utilizado no policiamento. Rafael e Cristiane dizem que ninguém da família seguiu a carreira policial, civil ou militar, e por isso não há inspiração dos parentes, e garantem que o interesse pela atividade policial do filho despertou naturalmente e sem qualquer pressão dos pais.

E contam duas passagens. “Quando estávamos viajando para Uruguaiana e paramos em Candelária, ele ficou uma meia hora conversando com os policiais rodoviários da Brigada Militar”. Em outra ocasião, no final do ano passado, a família estava no Mato Grosso do Sul. “Ele encontrou policiais perto de Naviraí, onde moram meus pais, e começou a conversar com eles”, conta o frentista.

Enzo tem desenvoltura, sabe fazer contas e é bem falante. Frequenta o Jardim A de uma escola infantil do bairro São João e já tem ideia do que quer ser quando crescer. “Quero trabalhar na polícia para prender os vilões (bandidos) na delegacia”, diz, exatamente com estas palavras. Sobre a farda, a mãe, Cristiane, afirma que virou a “segunda pele” de Enzo. “Ele chegou a dizer que não iria mais tirar”, conta, entre risos. “A visita dos policiais da BM foi muito importante para apagar aquela visão negativa que muitos têm sobre a polícia. Os valores estão invertidos, e é preciso ver que eles (brigadianos) são a proteção das pessoas”, afirma o pai, Rafael.

O casal diz que está feliz, satisfeito com a homenagem ao filho e surpreso com a repercussão que a visita da BM teve nas redes sociais e meios de comunicação. “A gente não esperava tudo isso. Era para ser só uma festinha com a visita da BM que a gente pediu”, conta Cristiane.