O dia de chuva fraca e de temperatura amena, típico da Serra Gaúcha, celebrava e marcava um momento especial. Na tarde do dia 2 de agosto, uma programação foi feita para a estreia do longa-metragem “O Filme da Minha Vida”, do ator e diretor Selton Mello, que esteve em Bento Gonçalves. As cenas da obra cinematográfica, que conta com a participação de mais de 500 figurantes da Serra, foram gravadas em diversos municípios da região serrana. A trama foi inspirada no livro “Um pai de cinema”, de Antonio Skármeta.

A programação iniciou com o passeio de Maria Fumaça, no vagão 215, onde foram gravadas as cenas que aparecem no longa-metragem. O espaço utilizado para as filmagens manteve as características que a equipe de direção de arte criou. “O trabalho do Claudio Amaral Peixoto, nosso diretor de arte, que fez a reconstrução daquela época, ficou todo preservado e isso foi muito bacana”, fala.

Durante o passeio, Mello, que estava acompanhado dos pais e amigos, falou, em coletiva de imprensa, que foram bem recepcionados na região. “Nossa equipe fez um trabalho longo e fomos muito bem recebidos. Nossa forma de agradecer é fazer um filme bonito. Vocês ficarão orgulhosos de ver esta região filmada de uma maneira tão especial. Este longa vai para o mundo, então todas as paisagens e a cultura da Serra serão vistas por diversos países. Isso nos orgulha e certamente orgulha vocês também. Tudo em nossa vida são ciclos, e voltar aqui com os meus pais e uma parte da equipe, é muito emocionante”, ressalta. O filme se passa em duas cidades fictícias, por volta dos anos 60 e, além de Bento, outras sete cidades da Serra fizeram parte da trama: Monte Belo do Sul, Farroupilha, Pinto Bandeira, Santa Tereza, Garibaldi, Cotiporã e Veranópolis.

 

Incentivo ao turismo

Outro ponto positivo destacado por ele é que a região atrairá mais turistas. “Gravamos em sete cidades da região, portanto, o turismo deve mudar muito, pois o cinema atrai isso. Viajei divulgando o filme e as pessoas ficaram encantadas com as paisagens e a arquitetura”, disse.

A obra foi inspirada no livro “Um pai de cinema”, de Antonio Skármeta. Melton explicou como foi transformar a história. “É inspirado no livro, mas fortemente, a essência dele está toda no filme. Entretanto, são linguagens distintas, criamos novas passagens, aventuras emocionais para o personagem. Costumo dizer que mais que uma adaptação, é uma resposta emocional do que o livro me passou”, explica.

O Bento-gonçalvense Gabriel Reginato, interpretou o personagem principal, Tony Terranova, quando criança. O reencontro dos dois foi emocionante. “Esse garoto é a alma do filme”, disse Mello. Gabriel, por sua vez, relatou que fez o teste, pois queria algo diferente. “Fiz e deu certo. Fiquei muito feliz em ter atuado com o Selton. Foi uma experiência incrível”, salienta.

A diretora da Giordani Turismo, Suzana Giordani, agradeceu, principalmente, pelo papel do maquinista. “Agradeço a todas as pessoas por terem escolhido a Serra Gaúcha para mostrar as belezas da nossa terra através do olhar do filme. A ideia de colocar o maquinista na história é algo que completa”, aborda.

Segundo Selton, o maquinista aparece de passagem no livro, mas ele ampliou esta visão. “Foi uma forma de tributo ao ator Rolando Boldrin, por ter 80 anos e preservar nossa cultura, e de certa forma às profissões que estão acabando”, destaca. Ele também dedicou o filme aos seus pais. “A minha vida inteira é dedicada à eles, e agora está na tela, para ficar marcado para sempre”, comenta.

O filme foi exibido em sessão fechada para convidados, alguns atores e figurantes. A alegria de ver o resultado finalizado contagiou e os aplausos não foram somente para Mello, mas para toda a equipe envolvida.

Sinopse

Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família e, desde então, não deu mais notícias ao filho. Tony é professor de francês num colégio da cidade, convive com os conflitos dos alunos no início da adolescência e vive o desabrochar do amor. Apaixonado por livros e pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor, da poesia e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.

Fazem parte do elenco, além de Mello e demais personagens, os atores Johnny Massaro (Tony Terranova), Vincent Cassel (Nicolas Terranova), Bruna Linzmeyer (Luna Madeira), Ondina Clais (Sofia Terranova), Bia Arantes (Petra Madeira), Martha Nowill (Camélia), Erika Januza (Tita), Miwa Yanagizawa (Brigite), Rolando Boldrin e Antonio Skármeta.