Meteorologista Ludmila Pochmann explica como será a estação que antecede o inverno, que começa pontualmente às 18h25min do dia 20 de março

Aos poucos, o calor do verão vai se despedindo e os dias mais frios começam a dar o ‘ar da graça’. Na segunda-feira, 20, às 18h25min, inicia oficialmente a estação que antecede o inverno: o outono.

Conforme a meteorologista Ludmila Pochmann, o período é marcado pela diminuição das temperaturas máximas gradativamente, bem como pelo aumento das chuvas gradativas, até chegar ao ápice no inverno. “Esse ano, com o fim do La Niña e retorno do El Niño, a expectativa é muito grande, principalmente dos agricultores e do pessoal de reservatórios de que essas chuvas aumentem abundantemente porque a gente está com déficit hídrico muito grande no Rio Grande do Sul”, esclarece.

Ela explica que como é uma estação de transição, alguns eventos naturais podem ocorrer. “Começam a aumentar a quantidade de ciclones extras tropicais, e a de formação de complexos convectivos de mesoescala, pois ainda tem uma grande quantidade de ar quente dentro do continente, mas as frentes frias começam a ter mais espaço para chegar ao estado e esse encontro do ar frio com ar quente propicia essas formações, principalmente nas regiões mais altas do estado”, aponta.

Ludmila acredita que esse aumento gradativo das chuvas com certeza será muito bem-vindo. “Óbvio que a gente não quer que ocorram eventos extremos como enxurradas ou inundações, A gente está precisando muito de chuva, pois são três anos de La Niña, o que deixou o estado em uma crise hídrica muito severa. Mais de 325 municípios decretaram situação de emergência e essa chuva será de muito bom grado para todas essas cidades”, comenta.

A profissional ressalta que, conforme nos outros anos, podem ocorrer episódios de elevação da temperatura por alguns dias. “Principalmente no mês de maio, por causa desse encontro entre massa de ar frio e massa de ar quente, é comum acontecer os episódios de veranico, com temperaturas bem altas, em torno dos 40ºC. Mas, depois, a previsão é a diminuição das temperaturas. Além disso, o número de horas de sol diminui e começa a anoitecer mais cedo. Portanto, a expectativa é que o outono traga chuvas pro Rio Grande do Sul e o El Niño também se estabeleça e retornem as chuvas melhores pro nosso estado”, conclui.

Foto: Raquel de Oliveira