O inverno é a estação do ano mais indicada para tratamentos estéticos. A baixa incidência de raios solares viabiliza procedimentos, cujos resultados são potencializados ao se evitar banhos de sol. Além disso, alguns tratamentos deixam a pele vermelha e dolorida.

É preciso evitar a exposição excessiva ao sol para obter resultados positivos em alguns tratamentos de beleza. Caso contrário, você perde tempo e dinheiro e ainda pode agravar o seu problema. Mas, afinal, o que é recomendado para essa época do ano? Preparamos uma lista completa com os melhores tratamentos médicos recomendados para o inverno. Assim, você pode se organizar para investir no que mais precisa!

Peeling de cristal

O peeling de cristal é uma esfoliação realizada mecanicamente na pele com o objetivo de remover marcas e melhorar o aspecto da pele, tratando cravos, manchas, rugas e estrias corporais. Ele também estimula o colágeno da pele, melhorando sua firmeza. É feito com um aparelho que faz uma sucção na área desejada através de uma ponteira que libera óxidos de alumínio – chamados de cristais – responsáveis pela esfoliação da pele. A máquina lança os cristais na pele, que esfoliam e removem as impurezas e as células mortas de toda a parte externa da cútis. O aparelho também exerce um vácuo, puxando essas partículas de volta. A dor durante o tratamento é considerada leve. Cada sessão de peeling de cristal dura em média 15 minutos. São necessárias pelo menos três sessões e o número total depende de cada caso. Para tratar manchas, cravos e rugas entre três e cinco sessões costumam ser suficientes e para estrias entre cinco e dez sessões. O intervalo indicado para as sessões é de cerca de 20 dias.

Luz pulsada

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é gerada por um aparelho específico que produz calor na pele e atinge diferentes alvos: a melanina – que, em excesso, causa sardas e manchas -, os vasos sanguíneos – no caso, os microvasos da face e colo principalmente – e o colágeno – para tratamento flacidez e rugas. A Luz Pulsada possibilita o tratamento de várias lesões causadas pelo foto-envelhecimento, em diversas áreas do corpo como face, dorso das mãos, colo e pescoço. Trata rugas finas, vasos faciais, rosácea, manchas solares, dano solar crônico, alteração de textura da pele, olheiras, poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço), depilação e pode ser utilizada até mesmo para remoção de tatuagens.

O que permite que a LIP trate diferentes problemas é sua amplitude de comprimento de ondas, que atingem diferentes profundidades da pele. O tratamento com Luz Intensa Pulsada é indicado para pessoas com fototipos I (cútis branca muito sensível), II (cútis branca pouco sensível) e II (cútis morena clara). Tonalidades mais escuras têm maiores chances de complicações, pois a melanina, em maiores quantidades, pode absorver o feixe luminoso. Geralmente, para ter o máximo de eficácia no tratamento de manchas, sardas e vasos sanguíneos aparentes se recomendam quatro sessões em média, mas é comum observarmos os resultados desde a primeira aplicação. Após o tratamento com Luz Intensa deve ser feito o uso de protetor solar de acordo com a recomendação médica. Qualquer tratamento dermatológico precisa de fotoproteção para que os resultados sejam mantidos. Está indicado o uso de protetor solar com fator de proteção mínimo de 30, com reaplicação a cada três horas, além de evitar a exposição solar no período das 10 às 15 horas.

Laser CO2 fracionado

O laser CO2 é um abrasivo, ou seja, que provoca uma queimadura na pele, que ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e também uma retração da cútis, causando esticamento e melhora das rugas finas. Porém, como seu alvo é a água, não há tanto risco que ele atinja a derme, se concentrando na epiderme (camada mais superficial da pele). Resumindo, ele remove camadas inteiras da pele, em uma profundidade programada por quem o está operando. O tratamento é necessariamente em consultório. Algumas vezes usam-se cremes anestésicos na região que será tratada trinta minutos antes, para que façam efeito até o momento da aplicação do laser. Os olhos do paciente são protegidos e a sessão começa. Trata-se a pele de forma completa, não deixando nenhuma área sem.

O ideal é que o procedimento seja feito por um médico dermatologista ou cirurgião plástico, que saberão manejar melhor essa tecnologia. O número de sessões varia de acordo com os objetivos do paciente, e podem ser de duas até cinco sessões. A periodicidade também varia de acordo com a indicação, e vai de 45 dias até três meses, de acordo com a orientação do médico. No geral, a melhoria na pele causada pelo laser CO2 é duradoura, mas como o envelhecimento é um processo constante, no geral é necessária a reavaliação com o médico anualmente ou mesmo a cada seis meses, para verificar a necessidade de reaplicação desse laser. Cada sessão dura de 20 a 30 minutos, e se for contato o tempo de aplicação dos cremes anestésicos, leva-se uma hora no total.

Em conjunto com todos esses tratamentos estéticos deve ser incluída uma alimentação saudável. Durante o inverno, deve-se triplicar o consumo de frutas, legumes e verduras. Eles são ricos em antioxidantes, que protegem a pele contra as baixas temperaturas, produzindo as matérias-primas necessárias para o corpo criar sua própria camada natural de hidratação, como as ceramidas, que protegem a pele contra a perda de água.

Depois de todas as informações, seguem sugestões de onde fazer seu tratamento facial. Lugares que dispõem de tecnologias e equipamentos de ponta, garantindo o melhor cuidado para sua pele.

Fonte: minhavida.com.br