Com um repertório que inclui músicas clássicas e populares, a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves realizou sua primeira apresentação com um público maior do que o esperado. O maestro Gilberto Salvagni se alegra quando conta que a participação popular ficou acima das expectativas. “O que acho mais positivo foi que o público comprou a ideia, quem assistiu se sentiu dono da orquestra, que era o que a gente queria que acontecesse mesmo”, destaca. O concerto ocorreu no sábado, 20, na Casa das Artes.

Salvagni diz que a aceitação por parte do público foi muito boa, inclusive com acenos de patrocínio, o que gera uma perspectiva para ampliar o trabalho. Para ele, a criação da Orquestra só foi possível graças aos trabalhos educacionais na área de música oferecidos na cidade. São projetos realizados tanto pelo poder público como por iniciativas independentes, ligados, principalmente, a instrumentos de corda. “Se não fossem essas iniciativas, possivelmente, não teria nenhum músico de Bento para fazer parte do grupo”, destaca.

A criação da orquestra já vinha sendo pensada há cerca de três anos pela Secretaria da Cultura. O maestro destaca que só foi possível realizar esse sonho com ajuda da Lei Rouanet e patrocínio do Sicoob. Além da elaboração de um projeto para a viabilização monetária, houve um período de organização burocrática para a formação do grupo e organização do concerto de estreia. Mas, para ele, tudo valeu a pena e agora os bento-gonçalvenses tem a oportunidade de ter uma orquestra para fazer parte da vida cultural.

Concertos didáticos

A próxima ação da orquestra será nas escolas da cidade. Os músicos vão levar concertos didáticos para as crianças. O objetivo é que os estudantes tenham contato não só com a música, mas conheçam de perto os instrumentos utilizados e possam conversar com os artistas. Além disso, já está na agenda da orquestra a participação na Festa Nacional da Música, que ocorre em outubro. No último mês do ano, haverá um concerto de Natal para os bento-gonçalvenses.

 

Foto: Divulgação Prefeitura