Nós, bento-gonçalvenses, sejam os nascidos aqui ou que adotaram a cidade com o tempo, somos realmente muito exigentes. Moramos em um local onde os privilégios naturais e de infraestrutura são acima da média e, mesmo assim, estamos sempre querendo mais. Buscamos a excelência em saúde, educação, obras públicas e, até mesmo, na hora de escolhermos os amigos mais próximos.
Quem é de Bento, ou mora aqui, sabe que este nível de exigência nos faz sermos diferenciados em relação aos outros municípios gaúchos. Aprendemos, há mais de um século, a superar as adversidades, sobrepor barreiras e encarar os problemas de frente. Descobrimos, com nossos antepassados, a valorizar cada pedacinho de terra e agradecer por tudo o que conquistamos.

Somos hoje, segundo o IBGE, 112 mil habitantes, mas, com certeza, poderíamos ser mais de 200 mil. Isso porque, quem reside em Bento Gonçalves não pretende sair daqui. Quem não mora, tem muita vontade de vir pra cá. Nossa obsessão pelo trabalho, pela coisa bem feita, pelos resultados e objetivos alcançados nos faz despertar a curiosidade das pessoas de fora, que querem descobrir qual é o nosso “segredo”.

Somos um polo gerador de empregos, lideramos vários setores da economia brasileira, temos uma economia pujante que nos coloca em posição de destaque no país e, de quebra, temos belezas naturais que nos qualifica como a “Europa brasileira”. Mesmo com tudo isso, nosso povo ordeiro e trabalho, que tanto se orgulha desta terra, não perde o seu jeito simples de ser, de receber o turista com aquela pureza do homem do campo, difícil de se encontrar nos grandes centros, mas que por aqui tem de sobra.

Neste dia tão especial, que é o aniversário de 124 anos de Bento Gonçalves, temos mesmo é que manifestar o nosso orgulho de ser daqui, de morar aqui e de ter nascido neste chão. Porém, este orgulho deve nos acompanhar no dia a dia e não somente no dia 11 de outubro. Precisamos de um choque de autoestima para mostrarmos no nosso cotidiano aquilo que as pessoas de fora veem e que, muitos de nós, se nega a enxergar. Estamos em uma cidade diferenciada e de muitas qualidades. Temos é que aprender a valorizar tudo isso e não ficar nos apegando aos problemas menores.