Até o ano de 1914, era permitido ensinar na língua italiana. Na linha JOSÉ JÚLIO ensinavam na língua polonesa (os moradores eram todos poloneses). O programa era ensinar a ler, escrever e fazer cálculos. Segundo a professora Eurídica Grácia “dava-se análise gramatical, redação, ditado (muito ditado), muita caligrafia num caderno próprio para esse fim, cálculos e tudo que estava na “SELETA” (era o livro máximo para aqueles que chegassem a “seleta”). O ensino era teórico, as aulas eram expositivas. Fazia-se muita leitura e interpretação e muitas perguntas e respostas que exigiam muita memorização.

Os únicos recursos dos professores eram: giz, quadro negro, caneta-tinteiro, folhas de papel, alguns livros, a lousa (numa pedra de forma retangular de 25cm por 20cm) e alguns mapas.

No 2º, 3º e 4º ano, o currículo escolar era composto por: Português, Matemática, História Pátria, Geografia, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Educação Física, Música, Trabalhos Manuais e Desenho. As provas escritas eram elaboradas e aplicadas pela comissão examinadora destinada pela Intendência Municipal.

Pelo ato Nº 55, de 16 de setembro de 1925, o Intendente (Prefeito) João Batista Pianca aprovou o Programa de Ensino das aulas municipais. Todo o programa de Ensino era pré-determinado. Os parágrafos 1º e 2º diziam à atenção especial à educação de ordem moral e cívica. ” Procurando mostrar aos alunos a grandeza da Pátria, explicando-lhes as datas nacionais os principais fatos de sua história, as riquezas naturais e os feitos de seus eminentes homens.

Pelo regulamento de 1928, não seriam mais permitidos castigos corporais. Mas nem todos os professores atenderam.

Em 1930, quando o país passava por grandes modificações na estrutura social e política, os professores deviam ter em suas escolas, a fotografia do Presidente da República e a Bandeira Nacional. O Hino Nacional era cantado diariamente e devia ser desenvolvido o espírito nacionalista, o amor à Pátria e os deveres cívicos do cidadão. Porém, as estradas estavam péssimas… Não era permitido falar em dialeto (italiano).

“Neste período que se inicia o ano escolar, que a nossa juventude tenhas bons ensinamentos nas escolas e nas famílias, a fim de encontrarem o rumo certo de suas vidas.”