UM VEÍCULO PARAGUAIO POR AQUI

Já fiz vários comentários na TV, citando a existência de um veículo com placas do Paraguai circulando por Bento Gonçalves. Telespectadores e leitores me comunicaram e chegaram a enviar fotos para a TV via e-mail. Coloquei as fotos no ar. Agora estou publicando na Coluna. O veículo está com um adesivo da Prefeitura de Bento Gonçalves e outro onde se lê: “Doado pela Receita Federal”. Claro que, como cidadão, fiquei muito contente, a exemplo de todos os que o viram. Afinal, ele tem um valor apreciável que foi economizado pela Prefeitura (leia-se “pela população”). E falei isso também. É muito comum a Receita Federal fazer essas doações. Pesquisamos esse veículo. Ele foi apreendido pela guarda municipal de Foz do Iguaçu por estar em “atitude suspeita”. Abordado, constatou-se a existência de grande quantidade de mercadoria oriunda do Paraguai, irregular. O veículo e o condutor foram encaminhados a Delegacia de Receita Federal. A placa dele é AAJ-354. Informações extraoficiais dão conta de que ele foi doado pela RF para a prefeitura de Bento Gonçalves.

QUEM EXPLICARÁ?

Até aqui, tudo bem. Obviamente ninguém da prefeitura, em pleno uso da razão, rodaria ou autorizaria o trânsito de um veículo irregular, emblemado, com placas estrangeiras. Mas, como leitores e telespectadores procuraram a existência de legislação que permita o trânsito de um veículo – agora OFICIAL e, portanto, deveria ter placas brancas – com placas do Paraguai. Disseram, inclusive, que lá, no Paraguai, se podem comprar veículos bem mais baratos que por aqui e, se podem transitar, eles gostariam de comprar um, até mesmo porque o imposto por lá também é mais barato. Além de tudo, caso multado por radares, poderia ficar impune. Assim sendo, tenho insistido na pergunta: PODE RODAR UM CARRO DA PREFEITURA COM PLACAS DO PARAGUAI? Qual o amparo legal para isso, já que no Código de Trânsito Brasileiro não nada prevendo? Já faz algum tempo que estou questionando, em meu nome e de leitores e telespectadores. Mas, pelo jeito, ninguém lê ou assiste aos meus programas. Sequer pelo facebook, onde foi postado vários programas e um texto meu, se dignaram a responder. Apenas alguns se colocaram “a favor” (obviamente por posições político-partidárias), mas sem nada fundamentado. Será que sou completamente ignorado pelas autoridades municipais?

VOU INSISTIR

Até os pombos que defecam nos postes da Rua Marechal Deodoro já perceberam que todos os meios de comunicação da Capital do Estado, quando recebem manifestações sobre coisas que dizem respeito aos poderes públicos, dão satisfação. Se forem cartas de leitores reclamando de alguma coisa, alguém responde; se for colunista ou articulista, da mesma forma; se for matéria de editoria, idem. Mas, em Bento, parece que ninguém se sente no dever de dar explicações à comunidade, aos cidadãos. Aqui todos, pelo jeito, se sentem “mais eles”. Não é a mim que devem explicações. É ao povo, ao eleitor. A eleição, diga-se de passagem, não foi por unanimidade. Creiam, pois, senhores da administração pública municipal, que, pelo respeito que EU tenho para com aqueles que me leem (35 anos assinando esta Coluna no Jornal Semanário) e ouvem, vou insistir até que alguém da PREFEITURA MUNICIPAL DE BENTO GONÇALVES explique como e por que um carro emblemado roda com placas paraguaias. Se é legal (suponho que seja), qual é seu embasamento. Simples assim. Vou insistir ATÉ O FIM DOS TEMPOS, Prefeito Guilherme Pasin. O Senhor deve, sim, explicações sobre isso. Explique ou ordene que alguém o faça.

ESTAMOS EM GUERRA

Penso que somente a presidenta Dilma ainda não viu que estamos vivendo uma autêntica guerra. Pior, uma GUERRILHA URBANA. O que se vê nas ruas de várias capitais brasileiras são ações de bandidos guerrilheiros. Contra isso, não basta a ação forte da polícia. É preciso o EXÉRCITO. Tivemos um grande evento esportivo em junho, a Copa das Confederações. Evento de repercussão mundial, diga-se. E o que se viu? Bandidos (talvez até com algum mote político-partidário visando desestabilizar governos, o que tornaria ainda mais abjetas essas ações guerrilheiras), depredando patrimônio público e privado. Essa conta nós, povo teremos que pagar. E o que fizeram na Câmara de Vereadores de Porto Alegre? Um bando de imbecis invadiu aquele espaço público “para protestar” e até nus ficaram, colocando fotos na internet. Ora, ora, se entendem que aquilo tudo que fizeram é “protestar”, precisamos, então, de um Ato Institucional nº 5 RENOVADO. A guerra está declarada. Urge que o povo seja protegido desses guerrilheiros urbanos, presidenta Dilma.

ATÉ QUANDO?

Se há região no Estado do Rio Grande do Sul que não tem merecido a consideração dos sucessivos governos que se instalaram no Palácio Piratini, essa é a região nordeste. Importantíssimo polo industrial e comercial, nossa região está jogada à própria sorte. Nossas rodovias são o exemplo de descaso, desleixo dos governos. A situação em que se encontram a RST-470, a RS-446, a RS-431, a RS-444, a RS-453 é pior do que o mais pessimista dos brasileiros poderia imaginar. A ex-governadora Yeda Crusius chegou ao cúmulo de vir para cá duas ou três vezes, anunciando a duplicação do trecho entre Bento e Carlos Barbosa. Eu ri muito. Ganhei uma aposta do meu amigo Eurico Benedetti. Ele foi um dos que acreditaram em Yeda. Até mesmo a recuperação da RS-446 foi uma calamidade do seu governo. Menos de dois meses depois de recapeada o asfalto começou a apresentar buracos. A RS-122, que teve um pedágio instalado para sua “duplicação” e agora, passado os governos de brito, Olivio, Rigotto, Yeda e quase no fim do Tarso, ela segue inconclusa. Menos mal que nesses seis meses foi adequadamente sinalizada e teve seus buracos tapados. E ainda há quem acredite em “trevo na Telasul”. Sabe quando? Só quando morrerem as mães de vários desses “responsáveis”. Enquanto isso, oremos, irmãos!

ÚLTIMAS

Primeira: A médica pediatra e hebiatra (pediatra com especialização em adolescentes) Susana Estefenon, esposa do empresário José Carlos Estefenon, lançou, no último dia 9, seu novo livro: “VIVENDO ESSE MUNDO DIGITAL”;

Segunda: O lançamento foi feito na Livraria Saraiva do Moinhos Shopping. Susana é uma estudiosa desta geração de crianças e adolescentes inseridos totalmente na “era digital”. Ela já lançou um livro sobre o assunto: “GERAÇÃO DIGITAL”;;

Terceira: A médica Susana, com sua larga experiência e pesquisas, é uma autoridade no assunto. Seu novo livro, em parceria com Evelyn Eisenstein e Cristiano Nabuco de Abreu já é sucesso nas livrarias;

Quarta: Novidade: a 3º Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS proferiu sentença que determina a necessidade de provas complementares ao bafômetro para determinar o crime de trânsito. Virará jurisprudência?

Quinta: A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa decidiu, por sete votos a zero, pela extinção do famigerado “Diferencial do ICMS”, excrescência tributária que massacra as micros e pequenas empresas;

Sexta: Na semana que vem o Plenário da Assembléia vota o assunto e, depois, será a vez do governador Tarso Genro sacramentar a extinção. Alguém acredita no cumprimento da promessa de campanha dele?

Sétima: O artigo 223 do Código de Trânsito enquadra como “infração grave” o uso da luz alta ao cruzar veículo. Alguém tem notícia de alguma autoridade de trânsito haver aplicado multa por isso?

Oitava: E o artigo 224 prevê multa para o uso de luz alta em vias onde há iluminação pública. Quantos acidentes já aconteceram por conta do ofuscamento de faróis? Pois é, “autoridades”, a lei foi feita para ser cumprida ou seus infratores punidos;

Nona: A FIFA disse, na Alemanha, que se arrependeu de ter dado ao Brasil o privilégio de organizar a Copa de 2014. Os “gênios” conseguiram colocar o Brasil na mídia, do jeito que sempre querem: quanto pior, melhor. Satisfaz seus “interésses” político-partidários;

Décima: Final de semana para a dupla é diferente. Grêmio pega o Criciúma fora e o Inter o Flamengo “em casa”. Grêmio com sérias dificuldades. Inter precisa cuidar do Marcelo Moreno. Duas vitórias? Quem viver, verá!