O QUE ESTÃO FAZENDO CONOSCO?

Que a recuperação da ERS-470, a Rodovia São Vendelino, era necessária, imperiosa e já estava vencido o prazo, não há a menor dúvida. Mas – Cristo! -, por que fazer desse jeito? Nesta quarta-feira, às 9h e 30 m, estava indo para Porto Alegre. Até o reino mineral sabe que não há mais HORA DO PICO no trânsito e, muito menos, que existe um “horário melhor” para transitar no trecho entre Bento e Carlos Barbosa. Pois bem, nesse horário a empreiteira que realiza a obra de recuperação do asfalto estava trabalhando. Ignorando, solenemente, o intenso movimento, fechava a pista um pouco de tempo para cada lado. Esse pouco – algo em torno de 10, 15 minutos – causava imensas filas de veículos – muitos caminhões, obviamente carregados. Sim, prezado leitor, você pode estar pensando: “Puxa! Ele se queixava do estado da rodovia e agora reclama porque estão consertando?” Não, não, não é porque estão consertando. É porque NÃO DEVERIAM ESTAR CONSERTANDO NESSES HORÁRIOS!

TRATANDO COM DESCONSIDERAÇÃO?

No meu modo de pensar – e, certamente, no de muitos motoristas que ficam retidos na rodovia -, as obras de recuperação da pista deveriam ser feitas À NOITE, NAS MADRUGADAS. É assim que a empresa que recupera a pista da BR-116 procede. Quando são necessários reparos, sinalização horizontal da pista, etc, isso é feito à noite e na madrugada, exatamente para não prejudicar o trânsito que, por si só, já é um caos total. Por que não se faz o mesmo aqui, nas rodovias da Serra? Quem faz as licitações, as contratações pode, sim, exigir isso da empresa contratada. Entendo que esse procedimento – fechamento da pista – é uma total desconsideração para com os usuários da rodovia. Demorou uma era para iniciarem os trabalhos, graças à demora dos editais de licitação (obviamente “muito bem feitos”). E, mesmo assim, ninguém pensou na esculhambação que daria no trânsito isso tudo? E, o pior, vai continuar assim até o final da recuperação. Viva a organização!

E NA CIDADE?

Pois é, na cidade não muda muito, não. Nas ruas de Bento esse “sistema ótimo” é aplicado na íntegra. Nunca se importaram em trancar ruas importantes ou artérias vitais para o fluxo de trânsito para reparos, recapeamentos, sinalizações, etc. Os transtornos causados fazem os usuários lembrarem-se das progenitoras de muita gente de modo pouco abonador, mesmo sendo elas inocentes. A solução, simplíssima, seria fazer os serviços à noite, depois das horas de maior fluxo de veículos. Os trabalhadores envolvidos poderiam folgar durante o dia para compensar esse trabalho. Seria muita exigência de parte da população, que paga salgados impostos para ter esses serviços públicos essenciais sem transtornos?

JUREMIR PEGOU BEM

O renomado escritor e articulista Juremir Machado da Silva escreveu, nesta segunda-feira, dia 3, na sua coluna do Correio do Povo, um artigo que julguei fantástico. Ele conseguiu traduzir o que penso sobre as concessões rodoviárias de pedágios. Diz Juremir na parte final de sua coluna (título: Capital e Segurança), tratando do assunto “fim de pedágios privados”: – As concessionárias esperneiam: querem sugar até dezembro deste ano e depois buscar reparações na Justiça pelo que não fizeram. Conta-se que o empresário de uma multinacional teria dito a um colega durante uma viagem em primeira classe ao Brasil:

– Você vai ver, o Brasil é o paraíso. Eles saneiam as empresas, emprestam o dinheiro para a gente comprá-las, com jurinhos de compadre, não nos cobram certos impostos por décadas e ainda põem a mídia amiga para nos defender. É negócio da China. Quer dizer, negócio do Brasil mesmo.

– E os brasileiros aceitam?

– Se não aceitam são esculhambados pela mídia.

– Como?

– São chamados de retrógrados e antimodernos.

– Isso os impressiona?

– Impressiona parte da classe média.

– E o que precisamos fazer?

– Ter bons e bem relacionados advogados para tirar mais dinheiro dos governos quando eles percebem que foram enganados e quiserem romper os contratos conosco.

– Que argumentos usaremos?

– Sempre é bom falar em segurança jurídica e na necessidade sagrada de respeito aos contratos assinados.

– Funciona?

– Se a gente usar também, no momento certo, algumas expressões em latim e outras em inglês intraduzível.

– E antes disso?

– Antes disso, tem as brasileiras. São deliciosas.

– Yes! Mais do mesmo.

MATOU A PAU

Pois é, Juremir, quem, realmente, acompanhou o processo da PRIVATARIA deve entender muito bem o que escreveste. Vale o mesmo para as concessões rodoviárias, notadamente no Rio Grande do Sul. Aqui um governo pífio cercou as principais cidades com polos de pedágios. Só o filezinho, porque os trechos “mais complicados” foram deixados fora. Exemplo contundente é o de Farroupilha/São Vendelino. Mas, muitos incautos se deixaram envolver pelo discurso fácil daqueles que levaram vantagens com o processo e pela “mídia amiga”, regiamente patrocinada, que se encarregou de convencer que os pedágios eram o “paraíso para os usuários de rodovias”. Raros foram os que se interessaram em acompanhar todo o processo, ler os editais com atenção e os contratos assinados. Agora, 15 anos depois, com as rodovias exatamente iguais ao que estavam quando foram concedidas, se deram conta da barbaridade que foi perpetrada contra o povo do Rio Grande do Sul. Matou a pau, Juremir Machado da Silva. Agora estou cheio de vontade de ver quais os argumentos que as concessionárias usarão para convencer que tiveram “desequilíbrio econômico-financeiro”. É bom lembrar que a ex-governadora queria porque queria prorrogar os contratos e as concessionárias queriam REDUZIR o valor das tarifas e se comprometendo com duplicações (raras, é verdade), etc. Vai ser lindo de ver.

 

BOLSA O QUÊ?

E os “inocentes úteis” continuam servindo de porta-vozes para a politicagem rasteira que campeia solta pela internet e pela “mídia amiga”. Querem demonizar o “bolsa-família” de qualquer jeito. Chegam ao cúmulo de afirmar que os beneficiários pedem demissão do emprego ou não querem aceitar empregos para receber o benefício. Para começar, o máximo que uma família pode receber é R$ 306,00 se a RENDA FAMILIAR for INFERIOR a R$ 70,00 por pessoa. Se a Renda Familiar for de R$ 70,00 a R$ 140,00, o benefício máximo pode chegar a R$ 236,00. E quem faz o CADASTRO DO BOLSA-FAMÍLIA são as prefeituras de todo o Brasil. Hoje são 1,97 milhão de famílias recebendo o benefício. O valor previsto para o ano de 2013 para pagar o bolsa-família para todos é de 24 bilhões de reais. Alguém já questionou quanto pagamos pelo “bolsa-Cacciola”, “bolsa-Banestado”, “Bolsa-Proer”, “Bolsa-Privataria”, “Bolsa-Corrupção”, “Bolsa-Banco Nacional”, “Bolsa-Banco Santos”, “Bolsa-Bamerindus”, “Bolsa-perdão-de-dívidas-de-ruralistas”, etc, etc, etc??? Muitos querem ver pobres morrendo de fome, mas nada dizem sobre o dinheiro público que é levado pelos “donos do Brasil”. Acho interessante isso.

ÚLTIMAS
Primeira: Presidenta Dilma anuncia plano bilionário para a agricultura. Os pequenos produtores pagarão suas dívidas. Será que aqueles que frequentam o clube dos “donos do Brasil” farão o mesmo?
Segunda: Os veículos que são vistos sobre o local do chafariz da Via Del Vino não estão estragando alguma coisa ali? Já ouvi várias reclamações. É bom alguém conferir;
Terceira: O Superior Tribunal Federal decidiu cumprir a lei: desmembrou o “mensalão do DEM” de Brasília só processando quem tinha “Foro Privilegiado”. Os demais processos foram para a 1ª Instância;
Quarta: O Supremo Tribunal Federal, do paladino da justiça J. Barbosa, decidiu de forma contrária, ou seja, processou TODOS, independentemente do que determina a lei. Por que será, hein?
Quinta: O PIB cresce, a indústria idem, a inflação recua. Mas, os “cavaleiros do apocalipse”, pit bulls da “grande imprensa” querem juros mais altos e recessão. Por que será, hein?
Sexta: Estamos em plena EXPOBENTO 2013. Além do show dos expositores, muitos outros estão programados. Ontem à noite foi a vez de Michel Teló. Confira a programação. Vale a pena visitar a EXPOBENTO;
Sétima: Nesta terça-feira, dia 11, o Conselho Deliberativo do Grêmio se reúne extraordinariamente para tomar conhecimento, discutir e votar pela aprovação ou não do aditivo contratual da ARENA;
Oitava: O ideal seria que os conselheiros tomassem conhecimento dos termos do aditivo com antecedência. Mas, isso não é possível. Então, que o melhor para o Grêmio seja decidido;
Nona: E neste final de semana o futebol estará em plano elevado para o Rio Grande do Sul. Hoje, às 16h20m, o Inter enfrenta o Cruzeiro e amanhã, às 18h30m, o Grêmio terá o Atlético-MG pela frente;
Décima: Os dois jogos serão em Sete Lagoas, MG, na Arena do Jacaré. Compromissos dificílimos para a dupla grenal, sem dúvidas;
Décima-primeira: O grande jogo será, porém, Brasil X França, às 16h de domingo, na ARENA DO GRÊMIO. Será o primeiro jogo da seleção brasileira na ARENA. O adversário torna o espetáculo ainda maior. Felizes dos que puderem estar na ARENA amanhã.