O túnel da BR

Fui conhecer nesta semana (para quem não sabe ainda, moro só há três meses em Bento Gonçalves!) o local onde deve ser construído um túnel para facilitar a vida de quem precisa atravessar a BR-470, altura da avenida Alvi Azul, acesso ao bairro São João e ao estádio Montanha dos Vinhedos. Num primeiro momento, achei que seria uma obra faraônica, algo utópico.

Não é.

Trata-se de obra absolutamente viável, tanto econômica quanto tecnicamente falando – dadas as condições topográficas do terreno. Já tem dinheiro na conta e o projeto prova esta viabilidade.

Vai ser extremamente útil.

Digo isso depois de ter esperado bons minutos para atravessar a estrada.

Um “não” aos loteamentos

Vereador Agostinho Petroli, líder do MDB, criticou na tribuna da Câmara a urbanização do meio rural com a criação de loteamentos e construção de condomínios, expandindo a cidade para locais onde, antes, só havia áreas de produção, principalmente de uvas.

Disse até que não deveriam ser liberados novos projetos do gênero. Mas, o que poderia parecer uma radicalização contra os empreendimentos, é um apelo para que o município atente para a necessidade de a infraestrutura pública acompanhar esta evolução. Tanto na área de saneamento quanto equipamentos como escolas, postos de saúde, segurança, coleta de lixo…

Prognóstico preocupante

O líder do PDT no Legislativo, José Antônio Gava, quase se emocionou ao comentar que bares, restaurantes e similares, de Bento Gonçalves, têm hoje menos de 30% da movimentação de antes da Covid-19. “A situação é muito difícil e muitos estão fechando ou encerrando suas atividades”, garantiu.

E justificou que isso está acontecendo porque os donos de imóveis não têm sido compreensivos e não têm dado desconto ou flexibilizado o pagamento dos aluguéis, e porque os custos fixos – telefone, água, luz, impostos – estão sendo cobrados sem perdão.

Gava prognosticou: “Se continuar assim, acumulando dívidas, nem 10% destes negócios vão sobreviver”. Assustador!

Numeradas

1 – “Não custa estender a mão a quem precisa”. Foi o que disse o vereador Jocelito Tonietto (PSDB), ao prestar contas da “Live do bem”, da semana passada. Mais de três toneladas de alimentos arrecadados, mais de R$ 2,5 mil em dinheiro, de rifas, e cerca de 100 cestas básicas. Tudo em benefício de quem precisa.

2 – Flexibilização é a palavra do momento no dicionário do vereador Neri Mazzochin, do PTB. Ele voltou a reivindicar na segunda, 1º, que a Prefeitura flexibilize e permita a reabertura de empresas que ainda estão sob restrições devido ao coronavírus. Mas advertiu: com os devidos cuidados para evitar a contaminação.

3 – Bem “bolsonarista” (adjetivo que identifica os seguidores fiéis do presidente Jair Bolsonaro”, o vereador Mazzochin criticou o Superior Tribunal Federal (STF): “ditadura é isso que fizeram, ordenando a invasão das casas de pessoas de bem por uma ordem monocrática (de um só juiz-ministro)”, no caso da ação da semana passada investigando patrocínios de fake news na campanha eleitoral para presidente.

4 – Permuta dos terrenos entre Prefeitura e a Lex Empreendimentos Imobiliários não vai tão cedo à votação no plenário da Câmara. Presidente, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), prefere a cautela para não errar. Está certo, ele.