Estreia

Bom dia, aos de Bento e região.

Sou novo na cidade, mas veterano na lide jornalística. Estou em Bento Gonçalves e no Jornal Semanário por uma deferência do diretor, Henrique Caprara, e por uma conspiração dos deuses. Não dos chineses, por ora
acusados de criarem um vírus e… Deixa assim!

Espero que possamos ter uma boa relação, com lautos banquetes com muita massa e os melhores vinhos que vocês possam me oferecer! Uvas, salames e queijos são bem-vindos, também. Brincadeiras à parte: contem comigo. Me enviem e-mail, whats, liguem, façam contato. No que me for possível, estarei com vocês.

Maior obra comunitária

Estive na entrega simbólica dos novos 40 leitos no Complexo Hospitalar à comunidade, segunda-feira, 27 – além dos oito leitos de UTI disponibilizados no início do mês – construído a ‘toque de caixa’ para o enfrentamento da Covid-19. Tudo isso junto à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas no bairro Botafogo. O secretário municipal da Saúde, Diogo Segabinazzi, com insistência diz que se trata da maior obra da cidade considerando dois aspectos: o tempo da construção, apenas 30 dias, e, principalmente, o engajamento da comunidade na forma de solidariedade. Em apenas 18 horas – tão somente 18 horas! – foram arrecadados mais de R$ 236 mil, em dinheiro, para a obra.

Desde o dia 16 de março, até segunda, 27, mais de R$ 690 mil já havia entrado na conta bancária destinada ao custeio da construção e para comprar o aparelhamento do pavilhão que fica no Complexo Hospitalar de Saúde. Sem dúvida, um feito e tanto. Todos os envolvidos estão de parabéns.

Uma boa ideia!

Ouvi conversa entre o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, e o presidente da Ascon Vinhedos, Milton Milan. Um sugeriu e o outro concordou, e parece que vai ser levada à apreciação superior a ideia de que uma das alas do pavilhão onde ficam os novos 40 leitos seja chamada de “Unidos por Bento”. Uma homenagem aos que aderiram de imediato ao grupo de whatsapp com este nome criado para arrecadar o dinheiro necessário para tocar a construção. Justo!

Numeradas

1 – Três senhoras, com máscaras de proteção cobrindo bocas e nasais, trocam beijinhos e se abraçam na porta de supermercado. Imperdoável. Que não amem suas vidas, até é possível entender, mas devem respeitar o direito dos outros à vida.

2 – Sobre volta às aulas: prefeito Guilherme Pasin acha que o ano letivo se encerra até 23 de dezembro na rede municipal de Bento. Se for possível afrouxar as regras já. Caso contrário, vai até o último dia útil do ano. Otimista, o senhor prefeito…

3 – Sobre a atividade do comércio: com a flexibilização e a reabertura das lojas, correria não foi para fazer novas compras. Muita gente foi mesmo colocar em dia os carnês atrasados. O brasileiro é bom pagador de dívidas.

4 – A falta de chuvas, em quantidade suficiente para irrigar as plantações, tem sido a pandemia enfrentada pelos pequenos, médios produtores de hortifrutigranjeiros, na região. De sofrer!