Polêmica dos terrenos

Vereadores do Legislativo de Bento Gonçalves se preparam para decidir projeto polêmico de permuta de terrenos com o objetivo principal de ampliar o espaço físico da Escola Municipal Princesa Isabel. Polêmico, por quê? Num primeiro momento, nem tanto pela questão financeira, mas pela discrepância em relação ao total de áreas que o município vai ter que ceder em relação as que vai receber. São mais de 36 mil metros quadrados da Prefeitura contra pouco mais de 3.100 metros quadrados da Lex Empreendimentos Imobiliários. A Prefeitura estaria entregando áreas “demais” e recebendo em troca áreas “de menos”, na avaliação do principal líder oposicionista, o vereador Moisés Scussel.

Área maior e mais interessante

Até pode ter razão, o edil.
Entretanto, é necessário que se analise as condições dos terrenos ofertados pelo Executivo. Somente o maior deles, de 3,4 hectares e próximo ao Loteamento Fátima, tem plenas condições de urbanização. Deste total, 30% tem que ser destinado à área de preservação ambiental, 30% deve ser para arruamento, 10% para área de lazer e 5% para área institucional (posto de saúde, por exemplo!). O que sobra seria para loteamento, se for este o projeto da Lex. No papel, são viáveis 33 terrenos, de acordo com Ricardo Siviero, diretor da empresa.

Nos fundos da escola

Já a Prefeitura passaria ter, incorporado ao seu patrimônio, o imóvel de 1.500 metros quadrados aproximadamente, que é da Lex e vem sendo utilizado há cerca de 10 anos por professores, pais e alunos, numa concessão da empresa. Trata-se de área em que o município pode construir quadra ou ginásio de esportes, ou ambos, novas salas de aula e outras instalações, ampliando a oferta educacional para a comunidade da região em que se encontra, o bairro Vila Nova.
Em que pese a polêmica, pelas contas que fiz na sessão de segunda-feira, 25, do Legislativo, o projeto do Executivo deve ser aprovado. A margem é apertada, e podem acontecer surpresas. Mas, hoje, a permuta seria autorizada na Câmara.

Numeradas

1 – Vereador Jocelito Tonietto, do PSDB, é uma das vozes do presidente Jair Bolsonaro no Legislativo de Bento Gonçalves. Nesta segunda, 25, na tribuna, subiu o tom contra as fake news e bateu forte – e com razão! – em quem vai para as redes sociais tecer críticas sem saber, literalmente, o que está criticando. Está com a razão. A internet, especialmente Facebook, Instagram e Twitter viraram territórios sem lei.

2 – Já o vereador Neri Mazzochin (PTB) anunciou na tribuna o que nenhum médico ou autoridade da área da saúde arrisca ainda. Disse que já foi atingido o pico da pandemia do coronavírus, dando a entender que agora devem diminuir os casos da doença. Só não disse onde, e nem citou a fonte da sua informação.

3 – Prefeitura vai ter problema na avenida São Roque esquina com a Rua Bôrtolo Acorsi. Aliás, já tem! Escavação de terreno para construção de prédio fez com que o passeio desbarrancasse com as chuvas do final de semana. Trânsito está em meia pista no sentido do centro, poste da RGE pode cair, e conserto vai ser complicado. Sem contar que o buraco pode aumentar.

3 – Pequeno Enzo Gabriel Ribeiro Azambuja, que neste dia 26 completou cinco anos, é um apaixonado pela polícia. Leia na página 15!