Piva moderniza seu parque fabril
Conversei com o empresário Juarez Piva e ele, como presidente do Simmme, mostra-se preocupado com os gastos públicos, alta carga tributária e a escassez de mão-de-obra. “Esses são temas que nos pautam em todas as reuniões do Sindicato. E por falar em mão-de-obra, esse é um dos motivos que nos levam à automatização em nossas empresas”, justifica, mostrando-se otimista. “2025 é um ano diferente, mas continuo achando que o Brasil tem solução, tem futuro e por isso nosso investimento”, comenta.
E a Piva está investindo pesado na modernização do seu parque fabril, de olho na tecnologia 4.0, a fim de se tornar mais automatizada e perfeita. “Isso vai nos permitir atender as exigências do mercado, diante da globalização”, projeta. Recentemente a empresa adquiriu um novo equipamento para solda de grades circulares totalmente automática e uma máquina para corte a laser.
Ao longo de seus quase 36 anos de fundação, a Piva tornou-se referência no mercado metal-mecânico, produzindo grades para refrigeração e, no setor moveleiro, fornece ferragens para móveis de cozinha, área de serviço e dormitório.
Ranking AGAS, um retrato da pujança do setor
Entrevistei para a Radio Rainha FM, o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo e ele falou da satisfação da entidade em instituir o troféu Moyses Michelon, entregue a quem fez e faz a roda girar no setor. O primeiro agraciado foi Zildo De Marchi, que comandou a antiga Lacesa e foi fundador da Uniagro. Para quem conheceu Moysés Michelon, primeiramente à frente da Isabela e depois, já com o Hotel Villa Michelon, sabe do quanto ele fez por Bento Gonçalves. “Se hoje temos a ExpoAGAS, devemos à provocação do Moysés. E foi essa inquietação dele que fez surgir a Fenavinho e levou a Isabela a ser reconhecida em toda a região Sul, antes mesmo de pertencer ao grupo M.Dias Branco”, reconheceu Longo.
E sobre o setor supermercadista gaúcho, para se ter uma ideia da sua grandeza e do quanto movimenta a economia gaúcha, basta citar alguns números: 9% do PIB gaúcho é gerado pelo segmento, que em 2024, alcançou o faturamento histórico de R$ 75 bilhões. Somente em geração de empregos, são 158 mil postos diretos em mais de 6,9 mil lojas pelo Estado. Hoje a AGAS conta com 720 empresas associadas.
Ah, o nosso Turismo!
Converso com muitas pessoas do setor turístico. A queixa é geral: falta mão-de-obra. Mas não é só isso. Pacotes turísticos para Gramado e Canela anunciam Bento como integrante de seus atrativos, como se fosse tudo no mesmo local. Está mais que na hora de ajustar isso. Enquanto lá precisa criar atrações, aqui temos história, vinho, belezas naturais. Só que lá, o Turismo ocorre todos os dias, enquanto aqui, a cidade pulsa durante dois ou três. A Via Gastronômica às segundas-feiras não existe, com raras exceções.
E mais: poderiam e deveriam sim fazer algo diferente para atrair os ‘nativos da terra’, pois é sabido que os valores praticados fogem da realidade, diante de um orçamento limitado, mas certamente com o desejo de conhecer nossos potenciais turísticos.
CSG firma parcerias para pagamento do free flow
A CSG firmou parceria com a Rek Pay e com a Rede de Postos SIM para o pagamento do pedágio eletrônico free flow. Os motoristas podem acessar o aplicativo de estacionamento rotativo Rek Pay, na aba “pedágios” e clicar no ícone laranja da CSG para aderir ao plano Free Flow. Já no aplicativo de descontos da rede de Postos SIM, os condutores podem cadastrar o veículo na plataforma, receber notificações de cobrança e realizar os pagamentos via Pix. No app também é possível gerenciar o histórico de passagem pelos pórticos.