LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Quem acompanha a política, a politicanalhada, a politicagem e as monstruosidades que pessoas sem noção publicam, algumas até em vídeos onde aparecem ameaçando autoridades, sabe bem do que estou falando. Vi e ouvi várias em que extremistas de carteirinha falam até em “matar lentamente e picotar” ministro do STF e um outro vídeo em que uma advogada diz que (e isso é incentivo à violência em qualquer país, com leis específicas definindo) “filhas de ministro do STF devem ser estupradas”. E isso é apenas pequena parte do que circula pelas redes sociais, blogs, “influenciadores”, etc. E esse tipo de gentalha ainda tem a coragem de falar em “liberdade de expressão”. Concordo! Devem ter o “direito de exercer essa liberdade numa cela de prisão de segurança máxima”.

AINDA SOBRE VIOLÊNCIA

Deveria ser absolutamente inacreditável que AINDA existam pessoas, em pleno século XXI, que frequentem estádios de futebol, arranquem cadeiras e as arremessem contra torcedores do time adversário. Sabem bem esses vândalos (ou será que o qualificativo deveria ser outro, bem mais adequado?) que, ao arremessarem a cadeira, estão colocando em risco não só a integridade física, mas a VIDA dos que poderão ser atingidos. E, o pior, tal fato será aplicado, EM REPRESÁLIA, no estádio adversário no próximo jogo. Ah, mas os prejuízos devem ser pagos pelo clube para o qual os vândalos torcem. Putz! Até quando os CNPJs (empresas) pagarão a conta das barbaridades protagonizados por CPFs (pessoas)?

JÁ É MAIS DO QUE HORA DE MUDAR!

Tivemos “n” exemplos de CNPJs pagando a conta do que os CPFs fizeram. Um bem contundente é o que aconteceu com a Lava Jato, com o Petrolão e outros tantos. Empresas foram prejudicadas e até fecharam, desempregando milhares de trabalhadores que nada tinham a ver com a roubalheira. Por que AINDA não criaram leis que definam, claramente, e atribuam as penalidades merecidas a essa gente sem noção, cuja vivência em sociedade deve ser barrada? Sim, sei que muitos daqueles que têm a responsabilidade de pensar e fazer isso, muitas vezes, não fazem por questões de foro íntimo, ou seja, “pode ser prejudicial a si próprio ou a terceiros a eles ligados”. Mas, por que a população, verdadeiramente “do bem e de bem” não os pressiona para isso?

AINDA A VIOLÊNCIA

Realmente, estamos vivendo tempos inimagináveis. Quem poderia imaginar que ataques virulentos nas redes sociais; ataques brutais na vida cotidiana; ameaças a familiares de autoridades e seus familiares; assassinatos por questões politicas se proliferariam de norte a sul do Brasil; atentados seriam perpetrados contra prédios públicos, destruindo-os; bombas seriam armadas em tentativas de atentados e a própria polícia federal seria alvo de vândalos; famílias se desintegrariam exclusivas divergências políticas? E isso tudo teve início mais recentemente, sem dúvidas.

POR QUÊ? COMO COIBIR?

Por que isso tudo está ocorrendo? Será que é só pela dicotomia política? Ou também pelas redes sociais terem dado vez e voz para pessoas absolutamente sem noção? A resposta será coibir tais aberrações, não é mesmo? Mas, como? Não tenho a menor dúvida de que o primeiro grande passo será regulamentar as redes sociais, onde os sem noção têm a certeza de que podem tudo, inclusive difamar, caluniar, injuriar, ofender, ameaçar, etc., até utilizando pseudônimos e/ou nomes falsos, inclusive criminalizar não só a isso, mas também aos que repassam tudo por ir ao encontro de seus pensamentos, sem se dar ao trabalho de checar, conferir a veracidade, apostando na IMPUNIDADE. Ainda bem que O MUNDO todo está vendo isso.

OS SEMÁFOROS

Os proprietários de veículos pagam uma babilônia de impostos pelo simples fato de os possuírem. Se paga imposto para comprar; para o transporte até a concessionária; o registro dele; IPVA; para aprender a dirigir; para abastecer; para a manutenção; para estacionar; para transitar (pedágios) e muitas coisas mais. E esse dinheiro todo para onde é canalizado? É a pergunta que TODOS fazem e gostariam de saber, principalmente quando transitam dentro das cidades – que é o que a MAIORIA faz -, deparando-se com “coisinhas” inexplicáveis.

ESTUDO TÉCNICO PARA QUÊ?

Em algumas cidades, o sistema semafórico é sincronizado, sim, mas em outras, como Bento Gonçalves, se desconhece o que é “SINCRONIA”. Se circularmos pela cidade é constatado isso. E bastaria tão somente USAR UM POUCO do dinheiro que se paga por se ter veículo e empregá-lo em ESTUDO TÉCNICO especializado. Mas, há décadas as administrações públicas ignoram isso e “curiosos” fazem intervenções pontuais.

Últimas

Primeira: Informações dão conta de que os empregos formais no Brasil, os de carteira assinada, são concedidos por pequenas e micro empresas. Mas, quem protesta para obter “incentivos fiscais” e “desonerações” são as grandes potências empresariais. É o que se lê por aí. Será que é, mesmo?

Segunda: Ainda sobre “deepfakes” (modificam vídeos, utilizando a pessoa e a voz para disseminar monstruosidades dela ou de terceiros). Uma mulher teve seu vídeo, em que falava do seu dentista, modificado para ela “sugerindo aplicação que rendia muito mais que qualquer outra”. É, regulamentar redes sociais é “querer tolher liberdade de expressão”, não é mesmo? Putz!!

Terceira: No dia 02 de março, o ex-governador, ex-deputado, ex-ministro, ex-candidato à presidência, Ciro Gomes – que, agora está num “retiro sabático” – concedeu longa entrevista para a TV CNN, falando, com a propriedade de quem ESTUDOU muito o assunto, sobre Israel, Palestina, Faixa de Gaza, etc. Seria interessante que, quem quer falar sobre isso, assistisse a entrevista. Aprenderá muito, certamente;

Quarta: Começou 5ª feira, 7, a “zona política” brasileira. Alguns setores de políticos eleitos, como vereadores, por exemplo, podem trocar de partido, confirmando o que se diz desde Constituição de 1988: partidos políticos inexistem, o que existe são “interésses” de políticos, o Fundo Partidário e o Eleitoral. O resto é isso, o “resto”, mesmo!

Quinta: Bem, amigos gremistas, temos que nos conformar. O Inter, que está há 14 anos sem ver títulos – nem o da segundona conseguiu – contratou dez supercraques;

Sexta: A partir de agora, com as conquistas do Ruralito, Copa do Brasil, Brasileirão e Sulamiranda, os colorados irão deitar e rolar. A nós, gremistas, caberá orar, nada mais. Então, vamos lá, oremos: “Pai nosso…”. Somos o Íbis do Rio Grande do Sul… ou não?

Sétima: Ontem, dia 8, foi comemorado o DIA MUNDIAL DA MULHER. Não dá para deixar passar tão importante data, por isso a Coluna presta sua homenagem a todas as mulheres, enaltecendo a minha Bete, mulher que preenche tudo aquilo que se elogia nelas. Parabéns, Bete e mulheres do mundo todo, por tudo o que são e representam.