Era dos palpiteiros

Sim, estamos vivendo uma desgraça de enormes proporções, chamada coronavírus. Creio que raros AINDA têm dúvidas sobre a gravidade do momento e dentre esses “raros” estão os “sem noção”, “sem cultura” e os fanáticos político-partidários, sendo esses de periculosidade acentuada pelos “palpites” que dão sobre tudo, notadamente sobre o que desconhecem, mas repassam como “papagaios virtuais”, mas que têm “certeza” de tudo e não passam de “inocentes úteis”. Opiniões embasadas? Poucos emitem, pois para OPINAR é preciso estar BEM INFORMADO e para isso as redes sociais não são o MELHOR caminho. Vivemos a “era dos palpiteiros”, com todo o mal que isso causa.

Estão esperando o quê?

Cristo! Por quanto tempo, ainda, demorarão para iniciar uma forte campanha de conscientização aqui, em Bento Gonçalves, sobre a necessidade de se ECONOMIZAR ÁGUA? Será que não perceberam, ainda, que estamos numa estiagem de enormes proporções e que já colocou em xeque o abastecimento em grande número de municípios gaúchos? A CORSAN que nos abastece não deveria ter iniciado uma campanha forte nesse sentido? A represa de Farroupilha, que abastecia Bento antes de São Miguel, está muito, mas muito baixa. E a nossa, de São Miguel? “Pelamordedeus!” Não nos façam passar por mais essa desgraça, a da FALTA DE ÁGUA, exatamente nesse momento. Quem responderá para a população, agora e depois?

Inacreditável! I

Quem gosta de acompanhar as notícias, obtendo-as de fontes confiáveis, a IMPRENSA (sem sobra de dúvidas é a fonte mais confiável), deve ter percebido que, nas redes sociais, os “jênios” detonam o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro. O incrível é que ele foi elogiado, enaltecido, cantado em prosa e verso, foi considerado “orgulho nacional” enquanto juiz federal, por ANTIPETISTAS, enquanto os PETISTAS o detonavam de todas as formas. Depois, deixando o cargo para ser ministro de Bolsonaro, passou a ser “observado com reservas” pelos ANTIPETISTAS, pois não se curvava, submisso, às “ordens do chefe”.

Inacreditável! II

Eis que, depois de alguns arranhões de parte a parte, o ex-ídolo dos antipetistas e desafeto dos petistas, leva uma inversão fantástica nos conceitos dos fanáticos político-partidários. O atrito entre Moro e Bolsonaro, tendo como “motivo primeiro” (?) a troca do comando na Polícia Federal, foi o estopim. E então, Sérgio Moro, agora “ex-tudo”, passa a ser o vilão para os bolsonaristas de carteirinha. Já para os petistas, ele continua sendo “o cara que condenou e prendeu Lula sem provas”, mas com o atenuante de ter confrontado “o Bozo”. Agora, depois de escrever esses dois tópicos, mudei de ideia: não é “inacreditável”. É “divertido” observar esses fatos todos. Ou não?

Mas, o que dizer disso?

“Estímulo à grilagem de terras públicas, perda de receitas, ampliação de conflitos no campo, desmatamento e severos impactos no cumprimento do que estabelece a Constituição Federal quanto às políticas de reforma agrária no país. Essas são algumas das inconstitucionalidades presentes na Medida Provisória n° 910, editada pelo governo federal em 10 de dezembro de 2019 para conceder títulos de propriedades rurais a ocupantes de terras públicas da União.” Esse texto está no site do Ministério Público Federal, podem conferir.

Crime contra Brasil?

Como se vê, o “Movimento dos Sem Terra” é fichinha perto dos destruidores da Amazônia, da Floresta e dos indígenas, que são os verdadeiros DONOS do Brasil. Não basta “a privataria” do patrimônio público econômico que está sendo gestado. Querem destruir a Amazônia. Mas, certamente, essa atitude “LESA PÁTRIA” encontrará guarida junto aos fanáticos político-partidários. E quando “venderem” o Banco do Brasil, a Caixa Federal, os Correios e muitas outras coisas mais, o preço será não de bananas, mas de cascas de amendoim. Quem viver, verá!

Será que agora vai?

Os parlamentos brasileiros estão realizando “reuniões virtuais”, ou seja, cada um na sua casa e debatem os assuntos assim. Eu já participei de uma reunião dessas realizada pelo Grêmio e foi totalmente produtiva. Será que, a partir dessas experiências, não seria ótimo pensar-se na sua perenidade? Quanto poderíamos (nós, povo, que pagamos a conta) economizar em diárias, passagens aéreas, auxílio-moradia, salário de “aspones e gepones”, enfim, bilhões de reais? Imaginem 5.557 câmaras de vereadores; 27 assembleias legislativas; senado federal; câmara dos deputados e tantos outros órgãos públicos que poderiam trabalhar virtualmente. Será que farão isso, depois da pandemia? A conferir! Mas, duvido, pois perderiam belas “fontes de renda”.

Últimas

Primeira: Como meus conhecimentos de economia são parcos, mesmo com pós-graduação (não devo ter sido um bom aluno), gostaria de saber: QUEM serão os beneficiados pela taxa SELIC 3% ao ano?

Segunda: Como os investidores, inclusive os poupadores em Caderneta, não serão e, me parece, a redução dos juros que o governo paga pela dívida pública serão menores, o povão e os empresários devem estar curiosos para saber;

Terceira: Em princípio, muitos pensarão que é só “perfumaria”. Os bancos e instituições financeiras continuarão a faturar alto com os juros abusivos que cobram. Ou não? Há algum economista de plantão aí para esclarecer?

Quarta: Enquanto isso, graças ao coronavírus como dizem, o dólar dispara e a bolsa cai. Só imagino quanto os “riquinhos” estão ganhando com tudo isso. Quem está perdendo é óbvio: o povão!

Quinta: E o “CENTRÃO” comemora o “acordão” com Bolsonaro, recebendo a vice-liderança na Câmara e outras coisas, para começar a “aliança”. Alguém, de sã consciência, duvidava disso?

Sexta: A ativista climática sueca, Greta Thunberg, doou um prêmio de 100.000 dólares, que recebeu da fundação dinamarquesa Human Act, para a UNICEF (Fundo das Nações Unidas pela Infância);

Sétima: A “pirralha” Greta, com seu gesto, motivou a Human Act a doar, também, mais 100 mil dólares. “Assim como a crise climática, a pandemia de coronavírus é uma crise dos direitos das crianças”, afirmou Thunberg, de 17 anos. E os que não são “pirralhos” doarão quanto, mesmo?

Oitava: Amanhã é o DIA DAS MÃES. Será, certamente, um dia diferente, distante. Um dia em que o abraço de amor não existirá. Mas, todos nós, inclusive os que não as têm mais, as abraçarão com a ALMA. Parabéns, mamães, por este dia a vocês dedicados;

Nona: DESENHA, Prefeito Pasin! Talvez os “cabeçudos” entendam!